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    Fanta apresenta nova identidade global e novo logo

    A marca mantém a mesma tipografia e ilustrações do antigo logo, que visa dar consistência ao seus designs ao redor do mundo

    EM GKPB.COM .BR

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    ✨ O que você precisa saber:

    • The Coca-Cola Company revealed a new global identity and logo for Fanta, a popular fruit-flavored soda brand.
    • This is the first time Fanta will unify its brand identity globally, with a new logo already being used in the American market.
    • The new logo removes the iconic orange, aiming to represent a wider range of flavors and appeal to a broader audience.

    A Fanta sempre foi sinônimo para refrigerantes de frutas ao redor do mundo, ainda mais aqui no Brasil. Talvez não exista um brasileiro que não conheça o sabor da Fanta Laranja ou tenha saudades do sabor da Fanta Uva. A bebida já marcou presença em muitos aniversários e eventos importantes, o que faz com que a marca já seja familiar ao público. E para a surpresa de muitos, The Coca-Cola Company revelou uma nova identidade global para Fanta e também um novo logo.

    Percebemos que a The Coca-Cola Company está focada em atualizar suas marcas já que está é a segunda grande mudança em menos de um ano, no ano passado Sprite produziu sua primeira campanha global apresentando sua embalagem transparente.

    Está será a primeira vez, que a Fanta irar unificar sua identidade de marca globalmente, apresentando um novo logo que será lançado em todos os países nos próximos meses, mas já está sendo utilizado no mercado americano.

    Fundada em 1940, a Fanta é considerada a segunda marca mais antiga da The Coca-Cola Company e durante esses anos, a marca teve sua identidade e logo alterados várias vezes. A nova atualização busca inovar e garantir o reconhecimento da marca em todo o mundo.

    “Queríamos retratar uma marca que valoriza a brincadeira espontânea e o benefício que ela traz. Ao mudar nosso foco para refletir uma atitude, conseguimos revitalizar os ativos da marca Fanta e recuperar o jogo como algo que pessoas de todas as idades podem abraçar e se beneficiar”, disse Rapha Abreu, vice-presidente global de design da The Coca-Cola Company, em um comunicado de imprensa.

    Projetado sob a direção da equipe de design global da Coca-Cola, a Fanta apresentou no mesmo comunicado para a imprensa sobre a criação de uma equipe criativa para renovar a identidade visual, com JKR na embalagem e nas imagens, o artista brasileiro Lucas Wakamatsu nas ilustrações, identidade em movimento de Gretel, Colophon na tipografia, Tim Marsella nas fotografias de estilo de vida e Martin Wonnacott nas fotografias de produtos.

    Novo logo Fanta

    Dá para dizer que essa mudança não foi nem um pouco esperada, ainda mais quando a Fanta removeu a icônica laranja de seu logotipo, é possível notar a retirada do círculo laranja ao fundo e remoção da folha que ficava na parte superior do meio do “N”. Confira:

    Além disso, o novo logo da Fanta apresenta mudanças sutis em comparação com o logotipo criado em 2017. As letras estão um pouco mais uniformes, mas ainda apresentam a mesma fonte de antes. Além disso a marca continua utilizando a cor azul em seu contorno e branco como preenchimento, embora as tonalidades tenham sido ajustadas.

    Outro fato interessante é que até recentemente, a Fanta apresentava dois diferentes logotipos e designs de embalagem nos Estados Unidos e em seus mercados internacionais. Nos EUA, a marca ainda utilizava o logotipo arredondado produzido em 2010, enquanto nos demais países inclusive no Brasil, a Fanta já utilizava um novo logotipo com uma fonte mais angular e um motivo de folha verde, cercado por um círculo colorido para combinar com o sabor em 2017.

    Essas diferenças entre as identidades da marca também chegavam na fórmula do refrigerante, a Fanta americana utilizava xarope de milho com alto teor de frutose e vários corantes, enquanto nos demais mercados internacionais, a bebida era produzida com quantidades variadas de suco e sabores e/ou cores naturais, sendo utilizada em cerca de 80% dos mercados da Fanta.

    A bebida americana apresenta a fórmula: Água Carbonatada, Xarope de Milho Com Alto Frutose, Menos de 2% De: Ácido Cítrico, Sabores Naturais, Benzoato de Sódio (para Proteger o Sabor), Amido Alimentar Modificado, Éster de Glicerol de Rosina, Amarelo 6, Vermelho 40.

    Isso chega ao questionamento importante: qual será o principal motivo para a remoção da laranja no logo da Fanta? A nova identidade se encaixa muito em uma discussão que está acontecendo nos Estados Unidos, sobre a nova fórmula sem suco de frutas da Fanta para seu refrigerante de laranja. Há uma interpretação de que a nova marca seja um aviso de que a bebida não levará mais suco de frutas. E já foi confirmado pela The Coca-Cola Company, que o novo “sabor” será lançado em outros países ao longo de 2023.

    Fanta apresenta nova identidade global e novo logo

    No entanto, nada foi confirmado pela marca. Em entrevista dada ao Dezeen, o Vice-Presidente Global de Design da Coca-Cola, Rapha Abreu, comenta que o antigo logo confundia os consumidores.

    “Isso significava ter certeza de que estávamos dando vida a todos os sabores. Veja nosso logotipo antigo, por exemplo, era confuso ter uma laranja quando tínhamos uma variedade de sabores que vão além da laranja”, afirmou Rapha Abreu. “Não queríamos que os outros sabores fossem comprometidos, embora saibamos que a laranja é o sabor mais icônico”.

    Fanta apresenta nova identidade global e novo logo

    Nova identidade da Fanta

    A nova identidade da Fanta é super colorida, apresentando tons vibrantes inspirados nos sabores da Fanta disponíveis ao redor do mundo. A marca buscou retratar a essência da Geração Z, no comunicado para a imprensa, a marca afirmou que trouxe fotografias e ilustrações para enfatizar a ideia de diversão e jogo, evocando a alegria e despreocupação dos jovens.

    Fanta apresenta nova identidade global e novo logo

    A nova identidade visual da marca procurou uma melhor integração das frutas e adicionou uma linguagem mais lúdica e divertida, com o objetivo de ampliar a audiência da marca para além do público jovem. A ampliação da paleta de cores foi escolhida para destacar as diferentes opções da linha Fanta, e foi complementada por uma série de grafismos frutados que representam os diversos sabores presentes nas latas.

    “Ficamos realmente inspirados pela ideia de trazer diversão para consumidores de todas as idades quando começamos a pensar em como trazer o propósito da marca para as massas. Ao pensar no que isso significava para a expressão, atitude e ações da marca, fomos capazes de construir uma identidade de marca distinta que sinalizava o compromisso da Fanta com a diversão em todos os níveis – da vida real ao digital”, disse Lisa Smith, diretora executiva global de criação da JKR, no mesmo comunicado de imprensa.

    Fanta apresenta nova identidade global e novo logo

    Toda a identidade visual também apresenta ilustrações de Lucas Wakamatsu, artista brasileiro, que serão utilizadas em toda a identidade além de funcionar tanto estáticas quando animadas. Confira:

    O site americano da Fanta e as redes sociais já apresentam a nova identidade e logo, contando com publicações relacionadas ao novo sabor da Fanta laranja. Confira:

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