A Toyota e a Undercover uniram forças para criar o Aygo X Undercover, uma versão de edição limitada do menor carro da montadora que foi desenvolvido e produzido inteiramente na Europa. O Aygo X Undercover foi apresentado no desfile Undercover Fall 2023 na Paris Fashion Week e apresenta elementos exclusivos de design exterior e interior, feitos em colaboração com a renomada grife japonesa liderada por Jun Takahashi.
O Aygo X Undercover é inspirado nas filosofias de design de Takahashi de não conformidade e quebra de estereótipos, aplicadas à versão de terceira geração do crossover compacto que foi revelado em 2021. Essa não é a primeira colaboração entre marca de roupa e carros que vimos recentemente nos desfiles mundiais, outro grande choque foi a Mercedes-Benz e a Moncler, marca italiana-francesa de casacos e roupas esportivas de luxo, que adicionaram gomos acolchoados no carro Mercedes G-Wagon.
O projeto vê Takahashi fundir dois elementos e indústrias contraditórios para criar uma experiência única que faz os dois mundos expandirem seus limites. Inspirado nas paisagens urbanas, o design combina sua assinatura UNDERCOVER com o artesanato tradicional da marca Toyota.
“Foi minha primeira experiência trabalhando em um carro e, sendo a Toyota uma marca japonesa tão prestigiosa e inovadora, veio com um profundo significado e significado emocional”, diz Takahashi. “A fusão de dois elementos ou mundos contraditórios é empolgante para mim e tanto os materiais quanto a forma como fornecemos as cores diferem completamente das colaborações de roupas. As paisagens urbanas inspiram cores que parecem tipicamente UNDERCOVER, misturando-se com a vida cotidiana, mas questionando as convenções se você olhar abaixo da superfície, e acredito que temos um design que ainda é muito UNDERCOVER enquanto trabalha em harmonia com a cidade. Eu dirijo meu próprio carro todos os dias e reconheço o significado que a cor pode ter.”
Dito isto, o Aygo X recebeu uma cor de carroceria cinza bi-tom exclusiva desenvolvida pela Toyota, com detalhes em vermelho coral para as ligas pretas de 18 polegadas e interior, assentos de marca, tapetes com padrão de monograma. O design do carro reflete os contrastes sobrepostos de Takahashi entre punk e alta costura, digital e analógico.
O carro também apresenta arrojados adesivos de teto, com os lemas icônicos CHAOS e BALANCE de Takahashi foram explicados como um detalhe adicional. Confira:
A campanha de lançamento do Aygo X Undercover se passa em um mundo semificcional onde o virtual e o físico se confundem, inspirados no visual e na atitude de Paris e Tóquio. Jun Takahashi disse que esta é sua primeira experiência trabalhando em um carro, e ele aprecia o profundo significado emocional e a importância de colaborar com a Toyota.
O Aygo X é o carro menor e mais acessível da Toyota na Europa desde 2005. As duas primeiras gerações foram desenvolvidas com Peugeot e Citroen; a terceira versão foi desenvolvida exclusivamente pela Toyota e foi revelada com uma transição de hatchback para crossover.
“Sabíamos que o Undercover poderia expandir ainda mais o caráter forte do Aygo X e estávamos empolgados em explorar como a linguagem da moda de Jun poderia ser traduzida no processo de desenvolvimento do carro”, disse Tadao Mori, chefe de design de estilo da Toyota Europa.
O Toyota Aygo X Undercover será limitado a apenas 5.000 unidades. O preço não foi divulgado, mas deve ser superior ao Aygo X padrão, que começa em torno de 16.000 euros (cerca de R$ 90.000 no câmbio atual).