Quando uma empresa estรก desesperada, ela costuma perder a noรงรฃo e a razรฃo. Ao longo do tempo รฉ incrรญvel como muitas empresas fazem isso. Umas com um pouco mais de humor e outras bem agressivas, como os anรบncios da campanha Scroogled, da Microsoft, que jรก discuti aqui.
Bem, o caso que trago hoje envolve a Nokia, empresa que jรก foi a maior fabricante de celulares do mundo, atacando seus principais concorrentes. A diferenรงa da campanha da Microsoft? ร que eles tem um pouquinho a mais de bom humor.
Comeรงou com este Tweet, atacando o Galaxy Zoom, o maior concorrente do Lumia 1020 que podemos encontrar no mercado hoje.
Oops, @SamsungMobile didn’t see it coming ๐ http://t.co/2SR4CHLJUu #Lumia1020 pic.twitter.com/KQMnAcX75M
โ Nokia (@nokia) September 2, 2013
Depois, logo apรณs o Google anunciar o nome do novo sistema operacional e a parceria com a KitKat a Nokia foi rรกpida no gatilho:
Have a break… #Kitkat #Nokia pic.twitter.com/6OuEQIVLLj
โ Nokia Deutschland (@NokiaHomebase) September 4, 2013
E por รบltimo, logo apรณs a Sony lanรงar suas lentes inteligentes para smartphones que jรก comentamos aqui, a empresa postou outra brincadeira:
The perfect match? #Trolololol pic.twitter.com/ISdv8VUhhk โ Nokia (@nokia) September 5, 2013
Bem como esperado, a empresa postou hoje sua homenagem ร Apple.
Thanks, #Apple ๐ pic.twitter.com/x4w3r8Ghcy
โ Nokia UK (@nokia_uk) September 10, 2013
Eu jรก disse que esse tipo de publicidade รฉ bem duvidoso porque quem gosta vai continuar gostando e quem nรฃo gosta pode de duas uma: ou acha engraรงado e pega simpatia pela marca, ou pega raiva. Mas o posicionamento da empresa revela uma marca mais moderna e brincalhona, o que pode aproximรก-la do pรบblico jovem.
Mas aรญ fica a pergunta no ar: e aรญ, Nokia, zoar no Twitter รฉ fรกcil, quero ver zoar no Instagram.