Quando uma empresa está desesperada, ela costuma perder a noção e a razão. Ao longo do tempo é incrÃvel como muitas empresas fazem isso. Umas com um pouco mais de humor e outras bem agressivas, como os anúncios da campanha Scroogled, da Microsoft, que já discuti aqui.
Bem, o caso que trago hoje envolve a Nokia, empresa que já foi a maior fabricante de celulares do mundo, atacando seus principais concorrentes. A diferença da campanha da Microsoft? É que eles tem um pouquinho a mais de bom humor.
Começou com este Tweet, atacando o Galaxy Zoom, o maior concorrente do Lumia 1020 que podemos encontrar no mercado hoje.
Oops, @SamsungMobile didn’t see it coming 😉 http://t.co/2SR4CHLJUu #Lumia1020 pic.twitter.com/KQMnAcX75M
— Nokia (@nokia) September 2, 2013
Depois, logo após o Google anunciar o nome do novo sistema operacional e a parceria com a KitKat a Nokia foi rápida no gatilho:
Have a break… #Kitkat #Nokia pic.twitter.com/6OuEQIVLLj
— Nokia Deutschland (@NokiaHomebase) September 4, 2013
E por último, logo após a Sony lançar suas lentes inteligentes para smartphones que já comentamos aqui, a empresa postou outra brincadeira:
Inscreva-se para receber nossas notÃcias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.
The perfect match? #Trolololol pic.twitter.com/ISdv8VUhhk — Nokia (@nokia) September 5, 2013
Bem como esperado, a empresa postou hoje sua homenagem à Apple.
Thanks, #Apple 😉 pic.twitter.com/x4w3r8Ghcy
— Nokia UK (@nokia_uk) September 10, 2013
Eu já disse que esse tipo de publicidade é bem duvidoso porque quem gosta vai continuar gostando e quem não gosta pode de duas uma: ou acha engraçado e pega simpatia pela marca, ou pega raiva. Mas o posicionamento da empresa revela uma marca mais moderna e brincalhona, o que pode aproximá-la do público jovem.
Mas aà fica a pergunta no ar: e aÃ, Nokia, zoar no Twitter é fácil, quero ver zoar no Instagram.