A Nike apresenta nesta semana sua nova campanha para a Copa do Mundo 2022 chamada “Footballverse“. O trabalho é misturado com a realidade virtual, chamando o público para ser “o próximo craque” na vida real. A campanha vem acompanhada da trilha sonora que traz a música “Weird Science”, composta por Danny Elfman e executada por Oingo Boingo.
O conceito usado pela Nike para criar o seu ‘Footballverso’ é o mesmo que vimos lá em 2018 quando a Sony lançou a animação Homem-Aranha no Aranhaverso. No filme, Miles Morales, o Homem-Aranha do Universo Ultimate, precisa se juntar a várias outras versões do Homem-Aranha de diferentes universos, entre eles um Aranha Noir, um Porco-Aranha e um Peter Parker original um pouco mais velho.
Já no vídeo especial divulgado pela Nike, através da tecnologia uma empresa reúne grandes nomes do futebol mundial de diferentes épocas em um mesmo lugar, para o que se torna uma partida incrível. O multiverso criado no material promocional tem um objetivo bem menos perigoso que o de Miles Morales: reunir grandes nomes do futebol para uma partida que com certeza seria vista por milhões de pessoas. E assim podemos ter um vislumbre de como seria se Mbappé, Ronaldinho, Ronaldo, Alex Morgan, Virgil Van Dijk, Sam Kerr, Kevin de Bruyne, Leah Williamson, Phil Foden, e até mesmo Gouenji (personagem do famoso anime Super Onze), pudessem jogar uma simples “pelada” juntos. Confira o filme:
A partir dessa ideia, o vídeo da campanha do Footballverse mostra uma equipe de cientistas de várias partes do mundo, em um laboratório secreto na Suíça, que finalmente decifraram um código. Eles escreveram a fórmula que colocará fim em qualquer discussão sobre a batalha final de todas as gerações do futebol. E ao apertar um certo botão, jogadores lendários do passado e do presente são trazidos por um portal e, a partir disso, uma experiência maluca se desenrola.
Além da campanha, no site do Footballverse é possível encontrar diversas experiências da Nike. Entre elas um mundo chamado NIKELAND no jogo Roblox, a loja da Nike Football, o explore Mercurial by You (onde você pode customizar sua própria chuteira). É possível também jogar com Rocket League, a partir de 17 de novembro os jogadores podem completar desafios e desbloquear recompensas, a partir do dia 30 de novembro o modo Nike FC inicia.