Quando uma marca vai executar sua estratégia de comunicação nas redes sociais, muitas vezes ela se apega a conceitos e ensinamentos do que tem dado certo. Mas como nós falamos aqui, os consumidores esperam marcas autênticas. Mas quando se está começando, é mais difícil de conseguir entender o que dá certo e o que dá errado. Então como conseguir executar um conteúdo autêntico sem experiência prévia? De acordo com o painel “The Tiktok Blueprint: Knowing Your For You Feed” (O modelo do Tiktok: conhecendo seu “For You” feed), o grande segredo é testar.
O papo, que reuniu, Melissa Tecson, Growth Strategy Lead no Tiktok, e os criadores Owen Han, Kristine Thompson e Kyne Santos. Para eles, a única maneira de conseguir entender qual tipo de conteúdo funciona ou não é testando os mais diferentes recursos da plataforma. “Você nunca sabe quando um recurso vai funcionar para você, então você precisa estar sempre testando”, afirmou Kristine Thompson, do perfil @trendycurvy. A fala vai de acordo com o que disse a Melissa Tecson do Tiktok: “O TikTok tem liberado uma série de novos recursos nos últimos anos, uma das boas práticas, é ser um early adopter”, afirmou.
Estatísticas podem ajudar, ou atrapalhar, depende de você
Para Owen Han, do perfil @owen.han, as estatísticas foram muito úteis. Olhando os dados disponibilizados pelo aplicativo, ele notou que seus vídeos mais famosos eram os que traziam receitas de comidas de outras culturas. Isso fez com que ele concentrasse sua produção de conteúdo em receitas de outros países e ingredientes diferentes.
Já para a Kristine Thompson do perfil @trendycurvy, as estatísticas podem ser um fator complicador e causar mais problemas do que trazer insights. “Você pode enlouquecer se ficar mensurando cada item dos dados estatísticos do seu conteúdo”, disse.
TikTok Creator Portal
O Tiktok disponibiliza um portal com dicas para criadores que querem produzir conteúdo, mas ainda não sabem por onde começar. Se este é o seu caso, dê uma olhada no Tiktok Creator Portal. Mas não se esqueça que o mais importante é utilizar as dicas sem se esquecer de ser você mesmo(a).
O GKPB viajou para Anaheim, na Califórnia, para cobrir a VidCon 2022 a convite da Leo Burnett Tailor Made.