Durante o processo de criação de conteúdo para as redes sociais, criadores e marcas já entenderam a importância da consistência para criar comunidades de maneira eficiente. Mas de fato ser consistente não consiste exatamente em estar o tempo todo subindo conteúdos. Consistência é algo flexível e que pode ser bem-sucedida de diferentes maneiras por diferentes marcas ou criadores de conteúdo.
Muitos criadores e empresas que estão começando se pressionam para a criação de uma série de conteúdos, e acabam se sobrecarregando, ou gastando mais do que deviam na ansiedade de preencher as lacunas da consistência. Mas isso pode acabar prejudicando a estratégia e gerando frustração antes mesmo da possibilidade de se encontrar na rede. “Consistência é algo flexível. Ser consistente não significa postar toda hora. Pode ser uma vez por semana, por exemplo.” afirmou Kira Kosarin, atriz, musicista e criadora de conteúdo para as redes sociais durante o painel “Tiktok Let’s Rock” na VidCon 2022.
Criadores são empresas de conteúdo
Muitos dos criadores de conteúdo que fazem sucesso começam suas carreiras de maneira amadora. Este processo acaba fazendo com que muitos deles tenham dificuldade em conseguir se posicionar, ou até mesmo se enxergar, como um executivo de negócios. Mas o fato é que qualquer grande profissional da economia criativa deve se considerar uma pequena empresa de criação de conteúdo.
Se enxergar como uma empresa é um passo crucial para realizar algumas divisões necessárias na vida de um criador de conteúdo. É importante, por exemplo, aprender a dividir a vida profissional da vida pessoal e até mesmo quanto tempo você vai dedicar para cada um dos seus projetos. “Isso é um trabalho, como qualquer outro. Ficar com isso em mente ajuda”, afirmou Kira Kosarin.
O GKPB viajou para Anaheim, na Califórnia, para cobrir a VidCon 2022 a convite da Leo Burnett Tailor Made.