A cervejaria Colorado já é conhecida pelos consumidores por valorizar os ingredientes brasileiros e ajudar na preservação do meio ambiente. Nós já abordamos isso em diversas ocasiões, como a cerveja que aumentava de preço conforme o desmatamento da Amazônia, e agora é a vez de vermos a companhia investir em mais uma solução voltada à sustentabilidade: uma embalagem sustentável produzida com palha de milho. A novidade pode ser descartada de maneira completamente compostável ou reciclada junto a cadeia do papel.
Para criar a nova embalagem, a cervejaria da Ambev apostou em um biomaterial que possui um ciclo de vida completamente sustentável e consome 80% menos água na produção. Além disso, a nova solução reduz em 50 % as emissões de gás carbônico (CO2) e economiza 25% de energia elétrica em comparação com o papel cartão.
“Colorado tem investido em soluções que valorizam a biodiversidade do País e trabalha com comunidades que exercem um papel fundamental na conservação e manutenção da floresta em pé. A embalagem é mais uma etapa de todo um processo que estamos trabalhando para colaborarmos para a preservação do meio ambiente”, explica Daniel Carneiro, gerente de Marketing de Colorado. “Neste primeiro momento estamos com essa inovação sustentável em pequena escala, mas a expectativa é aplicar a nova embalagem nas linhas de Colorado”.
A novidade chega em edição limitada, exclusiva para a lata 350ml, da linha Colorado Ribeirão Lager e está disponível apenas em São Paulo, na Toca do Urso.
Essa iniciativa integra um conjunto de ações alinhadas à agenda de sustentabilidade da Ambev, com metas a serem alcançadas até 2025. Nesta semana, a companhia também anunciou um plano de ação global com o objetivo de zerar as emissões de carbono de sua cadeia de valor até 2040. As frentes de inovação em embalagens sustentáveis e economia circular continuam sendo grandes aliadas nesse processo rumo ao net zero.
Para viabilização desse projeto, a Ambev fechou uma parceria com a growPack, startup participante da segunda edição do programa Aceleradora 100+ em 2020.