Mais
    InícioPublicidadeG1 celebra 15 anos com debate sobre o futuro da comunicação

    G1 celebra 15 anos com debate sobre o futuro da comunicação

    Para celebrar seus 15 anos, o g1 realizou um evento virtual com especialistas para debater sobre o futuro da comunicação e o combate às fake news

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Em um evento virtual para celebrar seus 15 anos, o G1 contou com a presença de Marcelo Adnet, Jaqueline Weigel, Pablo Ortellado e Isabela Kalil para um debate sobre o futuro da comunicação.

    O isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 fez com que mudássemos alguns de nossos hábitos, incluindo a forma a qual nos conectamos com os outros na Internet. De acordo com as pesquisas realizadas pelo g1, 66% dos usuários têm nos portais de notícias sua principal fonte de informação.

    Continua depois do anúncio

    Para discutir esses dados, além das pessoas que já foram citadas no primeiro parágrafo dessa publicação o evento trouxe a jornalista Renata Lo Prete; o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel; Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo; Sergio Maria, diretor de produtos publicitários digitais; Renato Franzini, diretor editorial do g1; e Marcia Menezes, head de produto digital.

    Integrantes do evento virtual comemorativo de 15 anos do portal g1. / Foto: Divulgação.

    Correção, agilidade e capilaridade foram citadas por Ali Kamel como os três fatores que levam o g1 a estar tantos anos na liderança de seu segmento, sendo o site de notícias mais acessado do Brasil desde 2008. Com 121 emissoras afiliadas ao redor do país, o trabalho coletivo de levantamento e apuração de notícias se torna cada vez mais potente.

    Além disso, a linguagem acessível e o engajamento nas redes sociais também são destaques entre suas mais de 150 publicações diárias e cerca de 11 milhões de seguidores no Facebook e 6.6 milhões no Instagram. A capacidade de inovação e a multiplicidade de formatos ajudam o g1 a se aproximar do público jovem, como destacou Renata Lo Prete durante o evento.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    “Não é que esse público não se informe, ele tem outras maneiras de se informar. Eu participo dessa discussão há muitos anos e chegar no (podcast) ‘O Assunto’ e descobrir no dia a dia que ele é ouvido por estudantes, por pessoas que vão fazer a primeira entrevista de emprego, pelos meus filhos e amigos deles, dá uma ideia de sustentabilidade e de futuro para o nosso ofício e para os negócios que a gente faz parte”, celebrou Renata. Há dois anos no ar, o podcast ‘O Assunto’ alcançou a marca de 63,5 milhões de downloads.

    O g1 conta com um canal recém-lançado no YouTube e também novas editorias. “Nós temos desenvolvido novos formatos, principalmente em vídeo, pensando em acompanhar a jornada desse público novo, que cada vez mais consome o jornalismo, se interessa e usa o g1 como referência”, comenta Sergio Maria, diretor de produtos publicitários digitais.

    Continua depois do anúncio

    Foi com base em pesquisas que se constatou que o público também busca a internet como meio de desenvolver conhecimentos. “Ele busca aprender novos assuntos, quer saber o que os amigos estão falando, o que as pessoas estão comentando nas redes sociais. Então a gente organizou isso em novas editorias”, explicou a head de produto digital Marcia Menezes. As novas editorias têm foco em conteúdos de inovação, empreendedorismo e meio-ambiente.

    A importância do combate às notícias falsas

    Muito se fala hoje em dia sobre o combate às fakes news e, quando o assunto é o futuro da comunicação, obviamente essa pauta não pode ficar de fora. Segundo o antropólogo Pablo Ortellado, existem duas novas características na desinformação. “A primeira é que a distribuição dessa informação falsa não acontece mais por veículos de massa, mas pelas redes sociais. E, assim, o público passa a ter participação nessa distribuição. E a segunda é que a desinformação está misturando a opinião com notícia. Ela tem um formato noticioso”. Foi com base nesse cenário que o g1 criou a editoria ‘Fato ou Fake’, em 2018, responsável por apurar notícias e apoiar o público na missão de consumir informação de qualidade.

    O apresentador e humorista Marcelo Adnet apresentou diversos exemplos para instigar o público a descobrir o que é verdade ou mentira nas notícias que já circularam ao longo dos últimos 15 anos.

    Continua depois do anúncio

    O evento foi encerrado pela futurista Jaqueline Wegel, que trouxe uma linha do tempo sobre as transformações que já aconteceram e as que estão por vir. Segundo ela, a riqueza do novo mundo está ligada à ética e à sustentabilidade. E, na próxima década, teremos o surgimento de uma nova tecnologia, com a evolução da inteligência artificial e das máquinas conscientes.

    “Nós entraremos na Era da Pós-Informação, onde a informação não será mais domínio de ninguém. Seremos uma sociedade conectada, com sistemas muito inteligentes. Muita gente diz que o futuro da mídia está ligado a dados. Eu acredito que está ligado a conectar o planeta com informações confiáveis e com o futuro que tanto desejamos. A educação vem se transformando, os negócios vêm se transformando e o que quer o novo cidadão planetário? Liberdade, oportunidade, tempo livre, informação precisa, bons negócios, impacto social e boa liderança”, concluiu.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos, marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães

    Para a nova coleção a marca trouxe cinco personalidades muito conhecidas no universo da Marvel

    Participante apareceu em silêncio no comercial do app de delivery e fez sucesso nas redes

    Além dos novos brindes do McLanche Feliz, o McDonald's também trouxe os dois novos sabores de Sprite Maçã Verde e Morango e Tangerina como opções de bebidas da marca

    🔥 Em alta agora:

    Swarovski lança nova coleção em parceria com a Marvel

    No ano passado a Swarovski se uniu pela primeira vez à Marvel para lançar uma coleção de joias e estátuas inspiradas em diversos super-heróis...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,891FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade