A necessidade de pertencimento sempre foi algo que moldou o comportamento de consumo humano. Com as redes sociais, esse fenômeno se potencializou ainda mais. Por este motivo, temos visto uma série de empreendimentos sendo realizados com o foco em criar ambientes propícios para o compartilhamento nas redes. Surgem aí os Negócios Instagramáveis.
Neste vigésimo episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira e Erik Rocha conversam sobre as origens dos negócios instagramáveis, como eles influenciam no nosso dia-a-dia, vamos conhecer alguns dos principais negócios desta área e, claro, tentar entender um pouco de para onde tudo está indo.
A necessidade de pertencimento
Desde antes das redes sociais fazerem parte das nossas vidas tão assiduamente sempre tivemos essa conexão muito forte e a necessidade de pertencimento, pelo menos nas escolas, surgia por meio de tendências como iô-iô, cards Yu-gi-oh, tazos, Beyblade, e diversas outras coisas que surgiam de uma hora para outra e nos fazia sentir essa necessidade de também estar “por dentro”.
Não se sabe ao certo a origem dessas tendências na época em que as redes sociais não faziam tanta parte do nosso cotidiano, mas é fato que a publicidade tinha grande influência por essas temáticas, já que antigamente a publicidade infantil era ainda mais forte.
Mas é com a chegada das redes sociais que essa sensação de pertencimento se torna ainda mais intensa, pois a capacidade de compartilhamento e o alcance das informações acontece de maneira muito mais ágil, fazendo com que as pessoas tenham o “senso de urgência” ativado para conseguir por as mãos em qualquer novidade que seja.
Um exemplo desse caso impulsionado pelas redes sociais é o letreiro com o M do Méqui, que foi citado pelo Matheus durante o podcast. Por ser uma novidade e, principalmente, edição limitada, essa novidade viralizou e diversas pessoas ficaram desesperadas para conseguir seus letreiros.
Durante o Break Publicitário #20, Matheus cita um texto falando sobre a descrição do psicólogo estadunidense Abraham Maslow sobre necessidade de pertencimento:
“Os seres humanos são seres sociais, isto é, não vivem ou se desenvolvem sozinhos. De acordo com o psicólogo americano Abraham Maslow, as pessoas têm necessidade de pertencer a um grupo, amar aos outros e serem amadas, o que conhecemos como ‘necessidade de pertencimento’. Além disso, é importante destacar que, se não atingirem a necessidade de se sentirem pertencentes a um grupo, não haverá a possibilidade de desenvolver a autoestima adequadamente”.
Isso significa que a nossa necessidade de pertencimento está altamente ligada a nossa autoestima e, por esse motivo, as pessoas ficam tão desesperada para se manter por dentro de todas as tendências.
O efeito manada
Essa sensação fervorosa de querer pertencer a qualquer custo nos leva a refletir sobre o famoso “efeito manada”, onde muitas vezes as pessoas se colocam em situações até mesmo desconfortáveis apenas para se ajustar em determinado local a qual querem pertencer.
O efeito manada é justamente sobre isso, acabar seguindo o que todo mundo está fazendo apenas porque “todo mundo está fazendo” e a falta de reflexão sobre nossas próprias atitudes pode acabar nos levando para situações desagradáveis.
Um bom exemplo desse efeito foi o lançamento do Clubhouse, que foi citado por Erik, onde o aplicativo chamou a atenção de muitas pessoas porque tinha bastante gente falando a respeito.
Os eventos instagramáveis
Com o sucesso das redes sociais, principalmente do Instagram, cujo foco maior é a publicação de fotos (ou foi até determinado momento), muitos lugares passaram a receber esse título de “instagramável”, que significa nada mais, nada menos, que um ambiente bonito para tirar foto.
FunCast
Um dos percursores nesse movimento de “ambientes instagramáveis” foi o FunCast, que embora não tenha sido efetivamente o primeiro a criar um ambiente bom para tirar fotos, foi o primeiro a realmente dar um nome para essa proposta.
O FunCast é um evento realizado em sua grande maioria em shopping, que leva locações e ambientes diferentes para que as pessoas possam tirar fotos e atualizar suas redes sociais em diversos cenários diferentes.
Rock in Rio
O Festival musical Rock in Rio é um fenômeno quando o assunto é ser “instagramável”, pois sempre trabalha muito bem os seus cenários para garantir um bom ambiente para fotos a todo momento. Além disso, oferece uma ótima oportunidade para as marcas exporem seus produtos.
CCXP
A CCXP é outro evento que, embora não seja um modelo de negócio tão instagramável como o Rock in Rio, conta com ativações de marcas e ambientes específicos voltados para o público tirar fotos. Na maioria das vezes esses ambientes envolvem referências de produções que reúnem os fãs para registrar os momentos.
TUDUM
O TUDUM é o mais novo evento da Netflix que já tem dado muito o que falar. Infelizmente, só foi possível conferir uma edição presencial desse evento, que aconteceu no início do ano passado, mas ele surge com o propósito semelhante ao da CCXP, que é promover ativações e ambientes instagramáveis para promover o nome da plataforma de streaming, suas produções e agradar os fãs.
Locais instagramáveis
Além dos eventos que podem ser cumprir com o propósito de gerar fotos instagramáveis, os negócios também perceberam a importância de produzir um bom ambiente para fotos. Dessa forma, lugares como shoppings e redes de fast-food passaram também a investir nesses ambientes, como é o caso do Bob’s, que recentemente levou o sofá de Friends para uma de suas franquias e fez um grande sucesso com os fãs da série.
Starbucks
Sendo um dos pioneiros no sentido instagramável da coisa, vindo até mesmo da época do Tumblr, o Starbucks é um dos locais que nunca escapa das fotos quando as pessoas visitam.
O Tradicionalíssimo
O Tradicionalíssimo é um lugar que vende donuts e recentemente ficou muito famoso por conta de seu ambiente instagramável. O local viralizou no TikTok e então ganhou uma legião de fãs que sempre querem experimentar os produtos da marca.
Vassoura Quebrada
Os Potterheads piram muito nesse lugar! Um ambiente totalmente voltado para o universo bruxo e que faz muito sucesso entre os fãs da franquia, certamente é um local instagramável.
Café da Eat Asia+Hello Kitty
Localizado no bairro Liberdade, em São Paulo, o restaurante Eat Asia+Hello Kitty é todo inspirado na temática da personagem, incluindo sua localização e o cardápio, conquistando diversas pessoas que procuram por uma experiência diferente.
We Coffee
Outro ambiente impulsionado pelo TikTok, o We Coffee promove um local instagramável com a temática meio futurística.
Sampa Sky
O Sampa Sky fica localizado no alto de um prédio, com um ambiente instagramável para aqueles que gostam de aventuras radicais, onde os visitantes ficam “pendurados” em uma janela de vidro na altura.
Dinner in the Sky
O Dinner in the Sky promove uma experiência gastronômica nos ares e com certeza é um ambiente instagramável.
Jurassic Park Burger Restaurant
Com previsão de lançamento para o dia 30 de setembro, o Jurassic Park Burger Restaurant promete tudo que um ambiente deve ter para ser um negócio instagramável. O restaurante é desenvolvido em parceria com a própria Universal Pictures e, além do local personalizado com referências dos filmes, também contará com estátuas de diversos dinossauros.
Produtos instagramáveis
Obviamente, se temos eventos e locais instagramáveis, também podemos falar dos produtos. Existem diversos itens que as pessoas correm atrás enlouquecidamente para conseguir tirar fotos e publicar em suas respectivas contas do Instagram e, durante o Break Publicitário #20, Matheus e Erik também citaram alguns desses produtos.
Fanta Mistério
A Fanta Mistério surgiu de uma hora para outra e, claro, nós do GKPB publicamos a novidade aqui no nosso portal. O produto da Fanta ainda está em fase de distribuição e, por esse motivo, é muito difícil encontrar o produto, o que torna a experiência ainda mais rara.
Diversas pessoas estão atrás desse novo produto desesperadamente para provar o sabor e publicar uma foto com a embalagem promocional de Halloween.
Beats 150 BPM
Assim que chegou, a Beats 150 BPM também fez com que os consumidores fossem à loucura em busca da nova bebida. Por conta de ser um lançamento envolvendo a Anitta, por seu teor forte e pela coloração arroxeada, diversas pessoas buscaram pelo produto para tirar fotos.
Pop it
O Pop it é um produto que está em alta atualmente e, embora ele não seja necessariamente instagramável, ele entra no quesito Yu-gi-oh e Beyblade que, como citamos nessa publicação anteriormente, são tendências que surgem aleatoriamente e de uma hora para outra acabam nas mãos de todo mundo.
Cuide-se Bem Bubbaloo x O Boticário
Recentemente publicamos aqui no GKPB sobre a nova linha de Cuide-se Bem de O Boticário em parceria com a marca Bubbaloo e esse também é um dos produtos que muitos consumidores estão atrás por conta da sensação de nostalgia que o Bubbaloo causa nas pessoas.
Brindes de franquias
Os brindes de franquias também sempre são um sucesso e muitas pessoas fazem questão de colecionas, sejam brindes de fast-food, baldes de pipoca, copos personalizados e até mesmo os ingressos de cinema.
Cidades Instagramáveis
É certo que todas as cidades possuem ótimos locais para tirar fotos, mas existem aquelas também que trabalham todo seu turismo voltado para a experiência de criar momentos e se tornarem negócios instagramáveis e é essas cidades que Matheus e Erik falam durante o Break Publicitário.
Campos do Jordão
Embora seja uma cidade pequena, Campos do Jordão é uma cidade bem voltada para turistas tirarem fotos.
Gramado
É uma cidade bem turística e sempre se prepara muito bem para receber os turistas.
Itu
Conhecida por monumentos exageradamente grandes, Itu conta com duas praças com diversos elementos para as pessoas se divertirem tirando fotos.
Varginha
Popularmente conhecida como a cidade do ET de Varginha, o local foca suas atrações turísticas voltadas para esse acontecimento.
O poder de influência do TikTok
Com um algoritmo capaz de furar todas as bolhas, sem depender necessariamente da quantidade de seguidores, o TikTok é um dos principais influenciadores desse fenômeno de negócios instagramáveis.
Além disso, a rede social conta com sua própria experiência que ultrapassa o mundo das fotos, pois consegue divulgar vídeos dos ambientes, promovendo uma experiência quase que completa para as pessoas que estão assistindo e isso faz com que todo mundo queira visitar.
Considerações finais
Embora tenhamos as limitações atuais por conta da pandemia, lugares instagramáveis são uma ótima tendência para promover boas experiências para os consumidores, que sempre terão algo diferente para visitar.
Entretanto, como atenta Erik durante o podcast, não vale o ambiente só produzir um ambiente instagramável, mas é necessário oferecer uma boa experiência como um todo, se preocupando também com os produtos e serviços oferecidos nesse ambiente.
Além disso, como aponta Matheus, tanto os produtos, quanto os ambientes, precisam se manter em constante atualização, pois o consumidor dificilmente irá publicar a mesma coisa duas vezes, portanto, se manter atualizado é essencial para continuar realizando a estratégia instagramável.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Negócios Instagramáveis e a influência das redes sociais nos hábitos de consumo na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.