InícioPublicidadeRedes SociaisTwitter bloqueia bot que atua contra desinformação

Twitter bloqueia bot que atua contra desinformação

Indo contra suas medidas de restrição de desinformação, Twitter suspende e bloqueia funcionamento do Bot Fátima, que trabalhava contra fake news na plataforma.

EM GKPB.COM .BR

🔉 Ouça o artigo

00:00
00:00
Publicidade:

✨ O que você precisa saber:

  • O Twitter bloqueou um bot chamado Fátima, desenvolvido pela agência de checagem Aos Fatos, que combatia a desinformação na plataforma.
  • O Twitter alegou que o bot violou regras da plataforma ao usar um aplicativo que duplicava comentários em conteúdos de contas não interativas.
  • A ação do Twitter vai contra seu posicionamento atual de combate à desinformação, incluindo uma parceria com agências de notícias renomadas.

This is a beta feature. Found an error? Envie pra gente.

Publicidade:

Nunca dá pra entender muito bem quais são os critérios utilizados pelas redes sociais para limitar e bloquear perfis, mas dessa vez realmente o Twitter vai na contra mão de suas políticas atuais ao bloquear um bot que estava atuando contra a desinformação dentro da plataforma.

O bot Fátima, que foi lançado em 2018 pela agência de checagem de fatos “Aos Fatos”, ajuda diariamente no combate a desinformação e as fake news dentro da rede social e acabou sendo bloqueado pelo Twitter nesta terça-feira (3).

De acordo com o comunicado emitido pela Aos Fatos, o Twitter baniu o acesso do bot à API da plataforma, o que acaba por impedir o funcionamento da Fátima na detecção de links com desinformação compartilhados na rede social. A rede social alega que o bot violou as regras ao usar um aplicativo “que menciona ou comenta, de forma duplicada, conteúdos relacionados a contas que não estão interagindo diretamente com o perfil”.

A atitude da rede social nesse momento vai contra seu atual posicionamento que destaca a luta constante contra a desinformação e vai ainda mais contra sua proposta visto que ainda ontem a plataforma anunciou uma parceria com as agências Reuters e Associated Press para providenciar informações de maior autoridade e checagens de notícias.

Basta visualizar os últimos Tweets do bot para perceber a importância de seu trabalho nos últimos tempos, onde Fátima desmente repetidas vezes fake news a respeito da vacinação e do coronavírus.

Publicidade

📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

🔥 Em alta agora:

🫵🏻 Recomendado para você:

Veja no Instagram

Publicidade
Publicidade

Sobre o GKPB

O GKPB começou como um Blog de Publicidade e se transformou no maior site independente de Marketing e Comunicação do Brasil.

Este é  um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado, com um destaque para pautas de diversidade, geração Z e universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

+ Saiba mais

Confira os destaques da semana

63,724FãsCurtir
171,000SeguidoresSeguir
7,100SeguidoresSeguir
54,000SeguidoresSeguir
5,500SeguidoresSeguir
20,000InscritosInscrever

Newsletter

Junte-se a uma comunidade com mais de 9 mil leitores para receber nossas notícias e novidades diretamente em seu e-mail e cancele quando quiser.

🔥 Últimas notícias

Conheça nosso Instagram

Publicidade banner gkpbcast
Publicidade

Desenvolvido por:

logo agência Hiperstorm