Mais
    InícioPublicidadeRedes SociaisTwitter bloqueia bot que atua contra desinformação

    Twitter bloqueia bot que atua contra desinformação

    Indo contra suas medidas de restrição de desinformação, Twitter suspende e bloqueia funcionamento do Bot Fátima, que trabalhava contra fake news na plataforma.

    Publicidade

    Nunca dá pra entender muito bem quais são os critérios utilizados pelas redes sociais para limitar e bloquear perfis, mas dessa vez realmente o Twitter vai na contra mão de suas políticas atuais ao bloquear um bot que estava atuando contra a desinformação dentro da plataforma.

    O bot Fátima, que foi lançado em 2018 pela agência de checagem de fatos “Aos Fatos”, ajuda diariamente no combate a desinformação e as fake news dentro da rede social e acabou sendo bloqueado pelo Twitter nesta terça-feira (3).

    Continua depois do anúncio

    De acordo com o comunicado emitido pela Aos Fatos, o Twitter baniu o acesso do bot à API da plataforma, o que acaba por impedir o funcionamento da Fátima na detecção de links com desinformação compartilhados na rede social. A rede social alega que o bot violou as regras ao usar um aplicativo “que menciona ou comenta, de forma duplicada, conteúdos relacionados a contas que não estão interagindo diretamente com o perfil”.

    A atitude da rede social nesse momento vai contra seu atual posicionamento que destaca a luta constante contra a desinformação e vai ainda mais contra sua proposta visto que ainda ontem a plataforma anunciou uma parceria com as agências Reuters e Associated Press para providenciar informações de maior autoridade e checagens de notícias.

    Basta visualizar os últimos Tweets do bot para perceber a importância de seu trabalho nos últimos tempos, onde Fátima desmente repetidas vezes fake news a respeito da vacinação e do coronavírus.

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    64,355FãsCurtir
    110,213SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Para Você

    Publicidade