Mais
    InícioEnsinoESET identifica falsa campanha de vacinação que rouba dados bancários

    ESET identifica falsa campanha de vacinação que rouba dados bancários

    A ESET identificou um email onde o golpista se passa por funcionário do Ministério da Saúde para roubar dados bancários.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Já falamos aqui no GKPB a respeito da ESET, empresa que trabalha com detecção de ameaças digitais, quando a equipe encontrou uma imitação de Clubhouse para Android, e agora eles encontraram uma nova ameaça. Uma falsa campanha de vacinação contra a COVID-19 está roubando dados bancários.

    O golpe chega por um email onde o autor finge ser funcionário do Ministério da Saúde organizando cadastros para vacinação. O email solicita dados para que o cadastro seja criado/atualizado e, ao se cadastrar, a vítima recebe uma mensagem de texto no celular com data e hora para vacinação.

    Continua depois do anúncio

    A ESET aponta a importância de se atentar aos detalhes do contato pois, caso o Ministério da Saúde realmente entre em contato por email, o endereço deve terminar com @saude.gov.br ou gov.br, pois se trata de um órgão do governo.

    Veja também:  Centro Universitário Belas Artes anuncia a criação de programa inédito de Residência Publicitária
    ESET identifica email que rouba dados bancários
    Email falso sobre a suposta vacinação. Divulgação: ESET.

    “Desde o início, é possível levantar suspeitas sobre o email, começando pelo fato de que se o Ministério da Saúde tivesse realmente adotado uma postura de contato proativo com cidadãos para realizar um cadastro, essa informação seria amplamente noticiada na mídia de um modo geral, como em sites, jornais, propagandas, etc”, explicam os responsáveis por identificar o golpe.

    Por via das dúvidas, não clique em nenhum link suspeito até confirmar suas origens. O golpe faz o uso de um arquivo de instalação que conta com o downloader com trojan bancário Mekotio, que funciona sorrateiramente: ao executar o arquivo, a instalação é exibida, mas não permite interação do usuário. Com o processo de instalação efetuado, o app segue para concluir o roubo de dados bancários que estiverem no aparelho.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    Ainda não há informações se a coleção chegará ao Brasil como a de Pringles

    A turnê de Bridgerton ainda não possui data de estreia, mas aparentemente faz parte da divulgação da nova temporada

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Kellogg’s se unem em collab com Tony, o Tigre e Tucano Sam

    Depois de apresentar ao público sua colaboração inusitada com a Pringles, a Crocs continua apostando no universo de alimentos e traz em sua nova...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,870FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade