Os consumidores que passarem por unidades do McDonald’s na Barra, no Rio de Janeiro; ou Avenida Paulista, em São Paulo; verão um letreiro escrito “Méqui”, ao invés da marca registrada McDonald’s. E ninguém está entendendo nada.
A ideia é uma grande sacada, pois realmente a rede é conhecida desta forma pela maioria dos brasileiros. “Vamos almoçar no Méqui?”. A brincadeira no entanto tem um problema na hora de escrever, afinal “Mc” pode ser confundido com “EMICI”, que é como chamam os rappers e funkeiros brasileiros. A grafia “Méqui” deve adiantar uma campanha de aproximação do público que ainda será revelada pela rede.
Méqui – McDonald’s Brasil
Depois de entrar em uma crise de criatividade, ver uma grande fatia do seu público ser abocanhada por concorrentes como o Burger King e demitir seu VP de Marketing, o McDonald’s parece finalmente estar reagindo. A rede que conseguiu participar de algumas conversas mais jovens desde que centralizou suas ações na DPZ&T decidiu agora trocar os nomes das suas lojas para uma versão mais abrasileirada.
Falamos com o gerente da unidade da Av. Paulista e ele não soube explicar o por que do novo nome. O Geek Publicitário entrou em contato com a assessoria de imprensa do McDonald’s e recebeu o seguinte posicionamento: “O McDonald’s (ou Méqui) tem uma relação próxima com os brasileiros, construída nos últimos 40 anos e, por isso, preparou uma ação de marca especial. Semana que vem tem mais”.
Atualizado em 05/09/2019 às 18h10: O McDonald’s divulgou hoje um novo vídeo em que a companhia reforça o que já levantamos aqui antes. Uma ação para aproximar do público com o conceito #FomeDeMéqui. Assista ao vídeo:
Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:
Dica do Geek Publicitário Vítor Medina.