Durante a semana passada um filme publicitário no Youtube viralizou por conta de sua personagem principal: Bettina, que promove a empresa Empiricus Research através de seu discurso empreendedor que diz ter conseguido converter R$ 1,5 mil em 1 milhão e 42 mil reais.
O problema é que o economista Samy Dana, que tem um extenso currículo incluindo atividades como comentarista de economia da Rede Globo, Globonews e SporTV, não comprou de jeito nenhum a ideia de Bettina e resolveu desmascarar a Empiricus em seu Twitter.
Acontece que por ser uma história tão suspeita, diversas pessoas começaram a puxar o histórico da empresa, que em 2017, teve o registro de três analistas suspenso pela Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) durante 30 dias. Essa suspensão se deu inclusive Felipe Miranda, um dos principais sócios da empresa.
A entidade que autorregula a atividade de analistas e profissionais de investimento no Brasil acusou Felipe Miranda, Gabriel Casonato e Bruce Barbosa de propaganda enganosa, pois os materiais distribuídos pela Empiricus Research, de acordo com a Apimec, induzem os investidores a crer no retorno garantido dos investimentos.
Em 2018, a Empiricous anunciou a desistência dos Certificados Nacionais de Profissional de Investimento (CNPI), que são concedidos pela Apimec. De acordo com Felipe Miranda, a companhia é apenas uma “publicadora de conteúdo”.
Muitas pessoas responderam aos tuítes do Samy Dana, mas o que fechou com chave de ouro foi a teoria sarcástica do economista, que questiona o real propósito do conteúdo publicado no Youtube pela Empiricus, “Será que se trata de uma tática maquiavélica para vender o Youtube Premium (versão paga que é sem anúncios)?”, comentou.