Mais
    InícioLGBTs na ComunicaçãoComo aumentar a diversidade nos ambientes de trabalho? | #LGBTsNaComunicação

    Como aumentar a diversidade nos ambientes de trabalho? | #LGBTsNaComunicação

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Na semana passada, falamos sobre o porquê das empresas se preocuparem com a diversidade: atrair os melhores talentos, melhorar o engajamento e a percepção de marca são alguns dos motivos. Mas como tornar os ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos? Este é o tema do post de hoje.

    Se você está chegando agora, este post é parte de uma série sobre diversidade nas agências de comunicação:

    1. Entendendo o básico sobre diversidade!
    2. Representatividade x diversidade
    3. Inclusão e Sexismo Velado
    4. Cotas e Ações Afirmativas
    5. Por que diversidade importa?

    Parte 6 –  Como aumentar a diversidade nos ambientes de trabalho?

    Tornar uma empresa mais inclusiva é uma missão bastante difícil, porque desafia o status quo do ambiente. Ou seja, quando a bandeira da diversidade é levantada dentro de qualquer organização, sempre surgirão vários argumentos contrários, desde os que não consideram a questão importante até aqueles que veem relevância no tema, “mas não agora”.

    Para transpor estas barreiras, é importante tratar a questão da diversidade como um projeto dentro da empresa, com metas, processos e proposta de valor claramente definidas. A consultoria Mckinsey&Co, em seu levantamento de 2015, sugere algumas etapas para implementar formalmente a diversidade dentro de uma empresa:

    1. Defina uma proposta de valor clara (onde queremos chegar?): Crie uma proposta de valor clara para ter uma cultura diversificada e inclusiva. Defina alguns objetivos claros possíveis, porém ousados.
    2. Estabeleça uma linha de partida (onde estamos?): Compreenda a situação atual em termos de estatísticas e mindset e aprenda com as melhores práticas externas. Compreenda causas-raiz e mentalidades subjacentes.
    3. Crie iniciativas objetivas  (o que temos de fazer?): Diferencie iniciativas por dimensões da diversidade. Por exemplo: as iniciativas de gênero nem sempre servem para os negros da companhia. Tenha lideranças como “patrocinadores”.
    4. Defina a forma de gestão (como gerenciamos a jornada?): Defina a estratégia de implantação para todas as iniciativas. Inicie 1-2 projetos emblemáticos altamente visíveis no início. Monitore rigorosamente.
    5. Construa a inclusão (como vencemos o que pode prejudicar a inclusão?): Aborde continuamente barreiras de mindset potenciais através do gerenciamento sistemático de mudanças. Relacione a diversidade com outras inovações.

    A quinta etapa traz para nós o conceito de “barreiras de mindset”, que são reações que podem ocorrer quando você tenta diminuir os privilégios presentes em alguma organização. Uma das principais “barreiras de mindset” que existem é o que chamamos de unconscious bias (em tradução livre: viés inconsciente) que se caracteriza por:

    • Esteriótipos implícitos: a associação de grupos de pessoas com certos traços ou atividades, como homens com ciência e matemática e mulheres com artes e línguas. Sem a nossa consciência disso, essas associações podem influenciar poderosamente as decisões, como qual candidato contratar.
    • Favoritismo de grupo (mesmo inconsciente): uma preferência por pessoas que são como nós, um indivíduo escolhe trabalhar com alguém da mesma nacionalidade, gênero, sexualidade e/ou raça.
    • Homogeneidade do grupo externo: a tendência de um indivíduo pensar que o grupo de pessoas a que pertence (seu “grupo”) é mais diversificado, enquanto o “grupo de fora” é mais homogêneo, com membros que se parecem ou são substituíveis (Exemplo: “Asiáticos são todos iguais.”)

    Agora que já aprendemos um pouco sobre como aumentar a inclusão dentro das empresas, se preparem porque o próximo post é sobre interseccionalidade

    Gostou? Compartilha!

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Colaboração entre as marcas oferece receita prática de uma sobremesa muito consumida nos EUA

    Edição colecionável celebra 40 anos de um dos maiores festivais do mundo

    Edição especial deverá chegar em setembro às gôndolas dos principais supermercados

    Novos sanduíches revisitam sabores já conhecidos do público da rede

    🔥 Em alta agora:

    Oreo e Coca-Cola trazem biscoito com ‘confeitos explosivos’ ao Brasil

    A Oreo e a Coca-Cola são algumas das empresas que mais buscam trazer novidades para seus consumidores. Há alguns dias, nós tivemos a oportunidade...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,694FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade