A partir desta segunda-feira, 8 de maio, o jornalismo da TV Globo para São Paulo estará de cara nova. Os três jornais locais Bom Dia SP e SPTV 1ª e 2ª edição ganharam um rebranding completo com direito a novos logos, novas vinhetas de abertura e artes totalmente repaginadas.
Cada programa terá a sua própria paleta de cores que seguem uma referência do período do dia em que vai ao ar. Tons mais claros como o amarelo predominam a identidade do Bom Dia SP, já o SPTV 1ª Ed. ganha identidade em tons alaranjados, enquanto a 2ª Ed. já conta com tons mais azulados por conta do anoitecer.
A tipografia agora assume um aspecto com ângulos mais curvos e arredondados, para representar as ruas e o movimento da cidade de São Paulo. Além disso, os jornais deixam de lado as nomenclaturas por edição e passam a assumir as abreviaturas “SP1” e “SP2”.
A ideia é focar nos principais atrativos da Globo: cobertura dos acontecimentos a qualquer momento, presença em diferentes plataformas e o dinamismo em tempo real.
Novo Logo Bom Dia SP
https://youtu.be/zMM9EvxyIbo
Novo Logo SPTV SP1
O novo logo do SPTV também segue a mesma identidade, no entanto, o foco das cores é no laranja. Veja abaixo:
Veja como era e como ficou a identidade do SPTV:
O clima também vai ter um maior destaque, informando a previsão do tempo com mais precisão a partir de cada bairro.
Novo Logo SPTV SP 2
Já o logo do SPTV SP2 segue idêntico ao logo do SPTV SP1, no entanto, o SP assume a cor branca e o TV fica com uma tonalidade azul mais bonita do que a adotada pelas fontes “SP” nos dois logos anteriores. Veja:
É definitivamente muito cedo para atribuir qualquer juízo de valor à nova identidade, mas eu não gostei muito destes novos logos. Para mim, a fonte escolhida lembra muito à adotada pela [péssima] nova identidade da Record News; o azul meio lavado deixou a imagem com aspecto antigo, uma coisa meio sem vida, meio Corel Draw. Além disso, o degradê em branco nos numerais contribuem para comprovar outra sensação que tive logo de início: ficou tudo muito escuro.
No entanto, a identidade visual me surpreendeu positivamente. A ideia de refletir as cores do dia na paleta de cada um dos programas foi algo simples e ao mesmo tempo surpreendente. O movimento das animações também é algo bem interessante, que em contraponto com os logos, transmite um ar mais contemporâneo.
Por enquanto estas alterações são apenas para a Globo São Paulo. Ainda não há qualquer previsão de adoção da mesma identidade por parte das demais praças.