Em 3 de maio de 2013 nascia o então Geek Publicitário. Um pequeno pedaço da internet que tinha como intuito reunir algumas das ideias de Marketing e Comunicação que eu julgava interessantes e que representassem a maneira com a qual eu gostaria de ver o caminhar do nosso mercado.
Neste novo ciclo que se inicia é hora de celebrar algumas das coisas legais que aconteceram no último ano e também olhar pra frente, para refletirmos sobre o que podemos esperar de nós mesmos e do mercado para o próximo ano que está por vir. Vem comigo.
Maior portal independente de Marketing e Comunicação do Brasil
Se me perguntassem o que o Matheus de 22 anos gostaria com o tal blog que ele estava iniciando naquele seu último ano da faculdade, ele talvez dissesse que gostaria de criar o maior portal de conteúdos sobre Marketing e Comunicação do Brasil. E, bem, pra ele não parecia impossível. Os sonhos eram grandes, a ignorância sobre os mais variados fatores que contribuem para conseguir atingir este objetivo também eram; o que dava ainda mais garra e vontade de fazer acontecer do que quem escreve este texto hoje tem.
Independentemente disso, eu posso afirmar em letras garrafais: SOMOS O MAIOR PORTAL INDEPENDENTE DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DO BRASIL. Sim. Com uma equipe de 4 pessoas. Com muito menos dinheiro do que qualquer um dos nossos principais concorrentes investem em suas operações nós somos o portal com mais tráfego de acordo com uma das principais ferramentas de estimativa de tráfego disponível hoje no mercado, a Similarweb.
Isso não só é foda pra caralho, como também reforça o nosso compromisso com o conteúdo que interessa para o público, não para as agências de publicidade, assessorias de comunicação e meia dúzia de executivos com o bolso cheio de dinheiro e o ego inflado.
Novos recursos
Uma das coisas mais legais que eu me orgulho de termos construído no último ano foram ferramentas que se apoderassem das possibilidades da Inteligência Artificial para deixar nosso site ainda melhor. Hoje todos as nossas mais de 16 mil publicações trazem um resumo chamado “O que você precisa saber”, que tem como intuito proporcionar ao nosso visitante uma maneira rápida e fácil de entender o nosso conteúdo quando ele não tiver muito tempo.
Além disso, temos agora a possibilidade de ouvir as nossas publicações em áudio. Por meio desses áudios atingimos mais pessoas e melhoramos a acessibilidade do nosso conteúdo. E isso é incrível.
Novo estúdio
Se no ano passado nós inauguramos nosso novo estúdio para gravações de vídeos para as redes sociais, 2025 marcou a inauguração do nosso novo estúdio do GKPBCast, o podcast do GKPB. O novo estúdio é resultado do investimento financeiro que estamos fazendo para sermos ainda maiores.
Todos os nossos episódios são gravados totalmente sem intermediários, só quem já tentou fazer isso sabe de todo o trabalho e todo o investimento necessário. O estúdio do GKPBCast ainda não está exatamente como queremos, mas é sem dúvidas nossa melhor estrutura até o momento. E isso tudo graças aos investimentos recebidos pelo próprio podcast.
Mais anunciantes do que nunca
Não, não foi o perfil @geekpublicitario que trouxe muitos anunciantes, como parecia indicar uma pesquisa recente sobre os influenciadores que mais fecharam contratos publicitários em 2024, apesar disso nossa plataforma toda parece ter encontrado seu espaço no interesse dos anunciantes. Portal, redes sociais, podcast, newsletter. Todos os nossos pontos de contato encontraram anunciantes e têm colaborado para uma descentralização das publis, o que tem sido muito benéfico e interessante para a estratégia que temos para o futuro.
Redes Sociais
Falando em redes sociais, mesmo com o boom de novos influenciadores chegando ao mercado no último ano, nossas redes sociais nunca performaram tão bem. Temos dois perfis ativos e extremamente relevantes no Instagram. Enquanto o @gkpb.oficial (60K) segue trazendo a notícia quente sobre o que rola de melhor no mercado, no @geekpublicitario (162K) o Matheus Ferreira, também conhecido como eu mesmo, dá sua opinião e mostra sua experiência com tudo o que rola de mais interessante no universo do Marketing e Comunicação. A combinação das duas redes em nossa estratégia de conteúdo tem sido essencial.
O nosso Linkedin já se tornou um lugar para falarmos de maneira mais corporativa com o mercado. Por lá, mais de 50 mil profissionais das mais diferentes áreas do Marketing e da Comunicação comprovam que quem gosta de notícia de entra e sai de agência é profissional de RH. Publicitário gosta mesmo é de criatividade e inovação.
Nesse meio tempo, vimos nossas publicações darem start em uma série de tendências para o mercado, como o Balde de Pipoca de Meu Malvado Favorito 4 pela Cinemark, a caixa do Crocribe pela Garoto, a volta do Chocolate da Turma da Mônica pela Brasil Cacau e o Avião do Chico Bento, feito pela GOL.
O futuro…
No ano passado, ainda bastante assustado com a onda de novos criadores eu parecia meio maluco em acreditar que a forma que nós contamos as histórias era única e iria prevalecer. Mas nunca fez tanto sentido. O cenário está completamente insalubre para quem cria conteúdo. As baixíssimas barreiras de entrada proporcionadas pelas redes sociais totalmente orientadas por um algorítimo e a facilidade em se apoderar do conteúdo alheio para produzir algo supostamente novo por meio de inteligência artificial nos tem feito navegar em tempestades fortes. Ainda bem que somos bons marinheiros.
Nos próximos 365 dias vamos seguir acreditando no que sempre acreditamos nos últimos 12 anos. O conteúdo verdadeiro é o mais relevante. A Inteligência Artificial que há pouco tempo nos assustava, hoje é nossa aliada. E o nosso público tem capacidade mais do que suficiente para entender onde encontrar informações relevantes e de qualidade. Seguimos querendo não ser apenas o maior portal independente de notícias sobre Marketing e Comunicação do Brasil, mas sermos a fonte mais relevante e confiável. Não queremos falar com todo mundo, só com quem é capaz de ver valor no nosso conteúdo. E ainda assim vamos continuar sendo gigantes.
Agradecimentos
Obrigado a você que tem utilizado o GKPB como fonte de informação todos os dias. Obrigado aos profissionais cada vez mais raros que ainda acreditam em uma relação legítima entre veículo e assessoria de comunicação e aos nossos anunciantes que continuam acreditando que faz sentido ter o GKPB contando suas histórias.
Obrigado também aos queridos Victor Alexandro, Igor Henrique, Yuri Teixeira e Caroline Ferradosa. Vocês sabem que nada disso é por acaso e vocês sabem o quanto todos nós nos dedicamos para fazermos o melhor sempre. E tudo isso o que estamos celebrando hoje é resultado disso.
Feliz 12 anos
Nesta semana o GKPB celebra 12 anos. E eu chego pra celebrar esses 12 anos um pouco atrasado, com a experiência de quem sabe que não precisa correr para tudo; mas com a mesma paixão de sempre. Paixão, não, porque essa palavra é sempre repleta de interpretações momentâneas. Talvez seja amor mesmo. Amor pelo que eu construí e por algo que tomou mais tempo da minha vida do que qualquer outra pessoa ou outro objetivo já tenha tomado.
Eu amo o GKPB como se ele fosse uma pessoa. E talvez seja isso mesmo. Amar o GKPB é quase como amar a um pedaço de mim mesmo na terceira pessoa. E eu tenho um orgulho danado disso.
Até o ano que vem!
Com amor, Matheus Ferreira.