Todo ano quando chega ao fim, a gente costuma fazer um balanço de qual foi a marca mais interessante em termos de Comunicação e Marketing. Vários itens contam, como desempenho das nossas publicações sejam em nosso site ou nas redes sociais, criatividade, ineditismo etc. Mas no fim das contas uma marca do ano é aquela marca que a gente olha e pensa: caramba, esse Marketing realmente trabalhou. Pensando nisso, selecionamos a seguir 3 marcas que realmente deram o tom da criatividade em 2024. Confira.
Burger King
É impressionante a capacidade do Burger King de se reinventar, de rir de si mesmo e de não perder o timing da brincadeira. Neste ano a marca conseguiu não só fazer bons trabalhos a nível de desenvolvimento de produtos, mas também do ponto de vista da comunicação. O Burger King foi ousado e irreverente. Isso pode trazer uma série de problemas? Pode. Pode gerar multas e denúncias de órgãos de defesa do consumidor? Pode. Mas o BK banca o risco. E se o risco virar problema, lida com ele. Essas atitudes, sem dúvidas, fazem do Burger King uma das marcas mais criativas e relevantes presentes no mercado brasileiro em 2024.
Fini
Se 2024 foi o ano das collabs, a Fini foi a queridinha de todas as marcas. Sabe aquela pessoa que todo mundo quer ficar junto no recreio? Essa é a Fini. A marca de balas de gelatina extrapolou o seu próprio universo mais uma vez com uma série de junções absolutamente surpreendentes e, em muitos dos casos, relevantes.
Somente em 2024 houveram inúveros novos produtos, como Milhows, Roller, Marsh Fondue, linha Profissional e muitas, mas muitas collabs! A lista de parceiros de peso incluiu Havanna, Go Coffee, Harry Potter, Bauducco, Carmed, Dr Oetker, Chilli Beans e muitos outros. Realmente impressionante o tamanho que a marca Fini se tornou.
Cacau Show
Quanto custa ser uma marca icônica? Quanto custa ser uma marca icônica no mercado brasileiro quando tantas marcas acabaram sendo engolidas por gigantes mundiais? É difícil responder a estas perguntas. É mais difícil ainda bancar essas perguntas e se tornar uma das marcas mais icônicas e amadas do Brasil, como fez a Cacau Show em 2024.
A companhia não teve assim nenhum destaque avassalador para aparecer nas nossas outras categorias, mas é fato que a Cacau Show é a prova que dá pra ousar e ainda assim fazer o básico bem feito. A marca estabeleceu que quer ser sinônimo de diversão. Para isso realizou uma série de lançamentos de produtos licenciados. Os destaques, claro, para Snoopy, Ursinhos Carinhosos e Harry Potter, mais uma vez. No entanto, é na sua ambição de ser parque que a Cacau Show atraiu olhares confiantes do seu público (e de quem cobre esse mercado).
A compra do Play Center e o anúncio do Cacau Park são só alguns dos movimentos (milionários) neste sentido. A Cacau Show já é enorme e tem o sonho de ser gigante para os brasileiros. E nós não poderíamos estar mais ansiosos e esperançosos para que isso se realize.
Metodologia
As listas foram feitas levando em conta fatores objetivos e quantitativos, como a performance dos assuntos em nossas redes sociais, e também alguns fatores mais qualitativos e subjetivos, como criatividade, percepção do público, entre outros.
E aí, o que achou da nossa lista? Tem alguma outra sugestão de lançamento que marcou o seu ano de 2024? Então compartilha com a gente nas nossas redes sociais.