No momento em que completa 70 anos, a Record TV aproveita para anunciar um novo logo e uma identidade visual totalmente remodelada. A nova marca apresentada hoje no Jornal da Record ainda é bem semelhante ao logo anterior, criado em 2016, mas agora aparece com a sua área central ainda maior e ganha uma nova textura, deixando de lado os reflexos que remetem a vidro, para assumir uma aparência mais metalizada. De acordo com a emissora, o intuito foi transformar o interior do logo em algo que lembre um botão de play.
As cores não mudaram muito. A marca continua apostando em uma personalidade sóbria com tonalidade azulada, mas agora ao invés de pender mais para o roxo, o logo vai mais para um acinzentado. Olhando a marca de relance parece até que ela esteja em escala de cinza.
Outra mudança foi o abandono do sufixo TV. Não tenho a menor ideia do porque a emissora achou que seria uma boa ideia se chamar RecordTV em 2016, mas ainda bem que essa mudança foi revertida. Apesar disso, a marca solicitou recentemente o registro da marca RecordTV Plus em no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o que indica que a marca RecordTV ainda deve continuar viva.
Se por um lado o logo tem ficado cada vez mais apático, a identidade visual demonstrada durante a edição do Jornal da Record mostrou muitas cores na aplicação. A aplicação, no entanto, se restringe à versão de cor única. Algo muito parecido com as aplicações que a Globo chegou a adotar ainda em 2014.
“São 70 anos de muito trabalho e dedicação. É hora de reforçar o compromisso de produzir, sempre, o melhor conteúdo para você”, afirmou Christina Lemos durante a abertura do Jornal da Record que apresentou a nova marca.
Nova tipografia
Seguindo os moldes da Globo, que tem a Globotipo, a Record também criou uma fonte para chamar de sua. A Record Type promete trazer formas únicas em diversos pesos diferentes.
Novo microfone
Outra mudança é o microfone, que abandona a canopla, para apostar no formato de espuma personalizada. Essa é uma tendência lá fora e que já vinha sendo difundida no Brasil com mais força desde a chegada da CNN no país.
Até toda a mudança ser concluída deverá levar um tempo, mas o novo logo da Record já pode ser visto na programação da emissora. Os novos microfones e demais elementos que acompanham a identidade visual devem ser trocados aos poucos.
Mais informações e a matéria toda em vídeo podem ser encontrados no site do Jornal da Record.