O Yahoo! acaba de anunciar uma reformulaĆ§Ć£o completa de seu cliente de email, que embora tenha ficado hibernado por muito tempo nos tempos obscuros do Yahoo! resolveu ganhar um toque da tia Marissa e agora estĆ” com uma cara nova e oferecendo nada mais nada menos que 1TB de espaƧo gratuito.
Ćtimo, certo? Uma pancada de espaƧo gratuito, e de quebra, um redesign, que nĆ£o Ć© nada mal se levarmos em consideraĆ§Ć£o que as tendĆŖncias mudam muito rĆ”pido ao longo do tempo. Mas nĆ£o. NĆ£o sĆ³ o aplicativo, como a plataforma para a web sĆ£o muito feios. Eles parecem o tempo todo se apoiarem nas diretrizes de Design do iOS7, que, convenhamos, Ć© uma psicodelia que sĆ³.
Quando a Microsoft lanƧou o Windows Vista lĆ” em 2007 com o tĆ£o famigerado Aero Glass, ela criou uma grande tendĆŖncia no Design naquela Ć©poca que perdurou por anos a fio: uma tendĆŖncia que eu chamo de “glass design”. Tudo e todos os designers do universo queriam usar um efeito “embaƧadinho” e translĆŗcido para os backgrounds de tudo quanto Ć© software, para parecer moderno e cool.
Ao longo dos anos podemos perceber que o uso demasiado do “Glass Design” era burrice, pois exigia sobreposiƧƵes e mais sobreposiƧƵes de imagens e, como no caso do sistema operaciona, recursos demais do computador e entregavam algo completamente irrelevante.
O recurso foi utilizado com muito mais cautela no Windows 7 e, no Windows 8, embora a translucidez ainda permaneƧa, o efeito de vidro, embaƧando o objeto do fundo nĆ£o existe mais: por um simples motivo: ele consome recurso e nĆ£o oferece nenhum benefĆcio estĆ©tico, mas eis que nosso querido Designer Jony Ive, o nome por trĆ”s da grande reformulaĆ§Ć£o do iOS em sua Ćŗltima versĆ£o, resolve encher, repito, encher o iOS7 de efeitos de vidro.Ā
Eu nĆ£o sei quem falou pro Jony Ive que vidros sĆ£o bonitos. Inclusive no iOS7 ele causa alguns efeitos extremamente estranhos como Ć© o caso da central de controle (imagem ao lado). E o mais difĆcil de entender, Ć© como o iOS consegue misturar os dois opostos: a translucidez e o nĆvel de tratamento do vidro versus a simplicidade e a opacidade do flat design. Ć praticamente impossĆvel, e podemos ver isso no iOS7. Ele Ć© totalmente esquisito.
Mas aĆ vocĆŖ para e pensa: os desenvolvedores irĆ£o ter senso estĆ©tico pra saber utilizar sĆ³ a parte boa das diretrizes de design da Apple para o iOS7, nĆ£o vĆ£o?
A resposta, infelizmente Ć© NĆ£o. E eu acabei de chegar a essa conclusĆ£o ao ver a assustadora interface do Yahoo! para seu cliente de email.
Vejamos:
E tem atĆ© vĆdeo!
O lado positivo Ć© que a grande maioria dos apps que estĆ£o se redesenhando para o iOS7 estĆ£o aproveitando somente a parte flat. Que foi o caso do Instagram, Twitter e Facebook, por exemplo, que nĆ£o chegaram nem perto dessa aberraĆ§Ć£o que ficou o app do Yahoo!, mas uma coisa Ć© certa. Se hĆ” menos de um ano era couro e tecido pra todo lado, algo me diz que veremos muito vidrinho embaƧando as telas dos gadgets por aĆ.