A Ipiranga apresenta o conceito de “Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias” e reposiciona sua marca, reforçando a confiança e proximidade que estabeleceu com seus públicos há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca parte dos pilares que compõem a essência da Ipiranga, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora.
Um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede, que considera a jornada diária de milhões de brasileiros. A implementação será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades corajosas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores, por meio de recursos que otimizam custos, e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto.
Nova Marca, Novo Posto
Ao ouvir seus principais públicos, a Ipiranga entendeu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. “Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.
A evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. Agora, a marca está em evidência em todos os pontos de contato com o público. Mas não se trata de uma mudança estética apenas: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares.
O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm, e até bebedouros convencionais e para pets.
Além das cores, há outro elemento da evolução da marca que estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. Muito além do que apenas um posto de combustível e de oferecer produtos e serviços, a Ipiranga será o ponto de certeza, de acolhimento e de experiência emocional positiva.
Ipiranga apresenta nova logomarca
Esse processo contempla também a evolução da logo da empresa. O resultado é uma nova marca mais humanizada, com cores mais vibrantes, contemporânea e minimalista. Como elementos mais lembrados, o ícone e o “I” da Ipiranga foram, junto com as cores amarelo e azul, referências para os consumidores. Por isso, a evolução da logomarca modernizou alguns aspectos, mas manteve a afinidade das referências do público.
Agora, há uma fonte proprietária com traços mais curvos e fluidos, transmitindo um aspecto mais humanizado. No ícone, o corpo da letra “i” representa uma estrada, enquanto o acento da vogal identifica o destino. As cores mais vibrantes, com o tradicional amarelo e azul, permitem melhor contraste e visibilidade. Com o fim do uso do “box” amarelo, agora a marca Ipiranga possui mais possibilidades de aplicação.
As submarcas de todos os serviços e projetos vão seguir a evolução da marca Ipiranga, recebendo suas assinaturas próprias, mas mantendo a essência das mudanças.