A TCL está reformulando sua estratégia de TV para 2023, trazendo duas novas linhas: aparelhos de última geração farão parte da Q-Series, enquanto mais as TVs com foco em valor cairão na série S. Dentro dos dois segmentos serão seis modelos diferentes ao todo.
Com seu carro-chefe QM8, a TCL promete o dobro do brilho máximo de suas melhores TVs Mini LED de 2022, e essas já eram bastante impressionantes por si só. O QM8 possui Wi-Fi 6 e possui um subwoofer integrado para áudio potente. O design foi atualizado com um design “sem moldura” e suporte ajustável em altura.
Além de sua imagem superbrilhante, Wi-Fi mais rápido e som mais estrondoso, o QN8 compartilhará muitos recursos principais com o Q7 redutor. Embora você perca o Mini LED ao optar pela TV mais barata, você ainda terá um painel nativo de 120 Hz capaz de aumentar até uma taxa de atualização VRR de 240 Hz, graças a um recurso chamado Game Accelerator.
O QM7 é certificado pelo AMD FreeSync Premium Pro e IMAX Enhance. Ele vem com um controle remoto de voz retroiluminado, mas tanto o QM8 quanto o Q7 também oferecem controles de voz viva-voz por meio de microfones de campo distante integrados. Curiosamente, ambos os modelos rodam o Google TV; até agora o TCL não está anunciando as versões Roku TV. Ambos também suportam Dolby Vision IQ.
Desça do Q7 e você pousa no Q6. Aqui está uma coisa interessante sobre esta TV: a TCL afirma que, apesar de ser um painel nativo de 60 Hz, pode fazer o mesmo truque que os modelos superiores e dobrar isso em VRR, atingindo até 120 Hz. Ele ainda oferece cor de pontos quânticos e tem um design semelhante aos modelos mais premium. A TCL venderá o Q6 em tamanhos entre 50 e 75 polegadas.
Quanto à série S, a TCL a apresenta como a “escolha inteligente” para clientes que desejam apenas uma smart TV decente.
O S3 é inteligente e versátil com resolução Full HD de 1080p e HDR, para que possa funcionar como um monitor de PC. O S4 da TCL fornece resolução 4K Ultra HD e está recebendo atualizações importantes, incluindo recursos como Dolby Vision HDR para imagens ultra vívidas, áudio Dolby Atmos imersivo, MEMC e muito mais. O modelo S3 da TCL estará disponível em tamanhos de tela de 32 a 43 polegadas, enquanto o S4 será oferecido em tamanhos de tela de 43 a 85 polegadas.
O S4 é o pão com manteiga da linha S-Series, mas há até um S2 720p preenchendo a parte inferior como a opção de orçamento extremo. As TVs Q-Series e S-Series da TCL começarão a ser vendidas nos próximos meses, mas eu não esperaria que os monitores existentes da empresa desaparecessem tão cedo. A TCL vendeu mais de 25 milhões de TVs apenas nos EUA nos últimos quatro anos, e seus modelos familiares de TV Roku e Google TV desempenharam um grande papel nisso.
Mas o que estamos vendo aqui na CES é a próxima fase da estratégia de TV da empresa e uma noção de para onde ela está indo. A TCL está tentando ser mais deliberada na segmentação de vários segmentos de clientes e na diferenciação de suas TVs. É o fabricante de TV que liderou o caminho na implementação de Mini LED e outras tecnologias, e está determinado a não ser ofuscado por Hisense, Samsung, LG, Sony e outros. Confira toda a conferência de lançamento: