Após divulgar imagens dos impressionantes locais de competição, a comissão das Olimpíadas de Paris 2024 revelou oficialmente o novo mascote dos próximos jogos. Em vez de escolher um animal, o novo mascote Phryges (pronuncia-se “fri-jee-uhs”) representa um ideal.
Phryges é baseado no boné frígio, um símbolo internacional de liberdade usado ao longo da história por escravos libertos em Roma, bem como em diferentes emblemas na América do Norte e do Sul. Mais tarde, tornou-se um símbolo que representa a identidade e o espírito da República Francesa. Confira:
“Com mil anos de experiência, nossos Friges sabem que as revoluções exigem preparação. No centro desse movimento, as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Frigés têm a missão de demonstrar ao mundo que o esporte pode mudar tudo e que merece ter um lugar de destaque em nossa sociedade”, escreve o Paris 2024 em um comunicado à imprensa.
Dois “heróis da Frigia” são apresentados, um para as Olimpíadas e outro para as Paraolimpíadas de Paris 2024. O Olympics Phryge é descrito como “o mais inteligente do grupo”, com uma mente metódica e um charme sedutor. Enquanto isso, o Phryge paraolímpico é considerado “um verdadeiro festeiro, espontâneo e um pouco impulsivo. Não tem medo de nada, quer ter tudo!” Os olhos foram projetados para serem travessos e expressivos, enquanto a boca foi cuidadosamente trabalhada para representar a personalidade e a boa índole do mascote.
Os Mascotes das Olimpíadas
Os mascotes apareceram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. E desde então, tornou-se tradição a presença dos mascotes durantes os jogos. Obviamente alguns se tornaram mais marcantes do que outros, muitos se lembram do urso Misha em Moscou 1980 ou do mascote do Brasil, Vinicius.Veja abaixo todos os mascotes dos Jogos Olímpicos:
All the Summer Olympic Mascots to date! 🤩 Welcoming the latest addition to the family from @Paris2024. #Paris2024 #OlympicMascot pic.twitter.com/GU6DTBuOyX
— The Olympic Games (@Olympics) November 14, 2022