Mais
    InícioPublicidadeDesignA polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca...

    A polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca de SP

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Assim que a Pinacoteca anunciou sua nova identidade visual alguns internautas rapidamente começaram a associar o trabalho realizado pela F/Nazca Saatchi Saatchi ao desenvolvido para a identidade visual da cidade de Porto, em Portugal, e acusar o museu de plágio.

    O motivo? O estilo dos desenhos e a forma de aplicação dos elementos era muito parecido com o adotado pelo pessoal do White Studio há cerca de 2 anos.

    Continua depois do anúncio

    É inegável a semelhança entre os estilos adotados por ambas as empresas que realizaram o desenvolvimento das marcas. Agora dizer que a identidade visual da Pinacoteca está copiando o trabalho realizado para a cidade de Porto é não só subestimar a inteligência dos profissionais de uma das agências mais renomadas do país, como mostrar ignorância a respeito do assunto.

    Veja também:  Pontofrio volta ao nome original

    elementos-identidade-visual-pinacoteca-estado-sao-paulo-blog-geek-publicitario

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Pictogramas são parte da identidade visual de diversas marcas ao redor de todo o mundo. O Designer Jonathan Barnbrook fez isso para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e o carioca Fabio Lopez fez, recentemente, algo muito parecido para o Rio 2016.

    Mas se ainda não for o suficiente pra você, talvez valha a pena saber que em o designer Lance Wyne fez também um trabalho com desenhos que representavam uma para os Jogos Olímpicos do México lá em 1968.

    pictogramas-artistas-ao-redor-do-mundo-blog-geek-publicitario
    Pictogramas criados por diferentes artistas desde 1968. Lance Wyman (México 1968); Evelyn Grumach – PVDI (Rio Zoo, 1976); Gerd Arntz (Isotype, 1929); Otl Aicher (Munich 1972); Jonathan Barnbrook (Olympukes 2012). Retirado do site minirio.com.br.

    Dizer que a Pina_ (com a permissão da intimidade) plagiou o design da cidade de Porto é tão raso quanto dizer que o Google e a Apple plagiaram a Microsoft por adotar linhas simples e cores chapadas na identidade visual de seus sistemas operacionais.

    Veja também:  Honda apresenta novo logo para veículos elétricos

    Aliás, por este ponto de vista dá até pra querer dizer que a cidade de Porto copiou o Windows. O que a gente sabe que é uma grande besteira.

    Continua depois do anúncio

    O Design nada mais é do que o resultado da expressão de um artista de acordo com todas as referências e transformações por ele vividas. Seguir uma tendência, se inspirar, jamais foi cópia. É parte da evolução.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80

    A parceria reforça a essência lúdica e divertida da marca, trazendo novos produtos para o dia a dia do público de uma forma criativa

    Os modelos são inspirados nos campeões Jinx e Jayce, personagens icônicos do jogo

    🔥 Em alta agora:

    Naming Rights | GKPBCast #56

    De olho em um público jovem que passa horas esperando nos entornos dos estádios em dias de shows internacionais, o Morumbi e a Mondelez...

    🔥 Em alta agora:

    Naming Rights | GKPBCast #56

    De olho em um público jovem que passa horas esperando nos entornos dos estádios em dias de shows internacionais, o Morumbi e a Mondelez...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,862FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade