Um dos destinos culturais mais respeitados e importantes de São Paulo decidiu entrar em 2016 de cara nova. A Pinacoteca do Estado de São Paulo agora tem um novo nome, novo logo e uma identidade visual totalmente reformulada.
O novo logo ficou assim:
Pode me chamar de Pina_
A Pinacoteca quer ser sua amiga. E amigos a gente chama por apelido. Por esse motivo, o museu quer ser chamado a partir de agora apenas de Pina.
E pra diferenciar da sua irmã Estação Pinacoteca, as duas ganharam um novo sobrenome: Pina_ Luz e Pina_ Estação. As novas nomenclaturas deram um aspecto mais jovem e moderno à marca. Ainda mais se prestarmos atenção na utilização do underline no final da palavra “Pina”. Uma clara referência à internet.
Além do logo e das novas nomenclaturas, o museu também deu um tapa em toda a sua identidade, que agora concentra alguns dos itens mais marcantes do museu, como a escada, as colunas e até os marcantes tijolos a vista. Tudo para compor um padrão simples, único e bonito.
A criação é da F/Nazca Saatchi Saatchi.
[Atualização em 27/01/2016 às 00h58]
A discussão a respeito da semelhança entre a identidade da Pinacoteca e a criada para a cidade portuguesa de Porto foi tão longe, que decidimos criar uma nova discussão sobre o assunto com o post: A polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca de SP.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube