A partir do próximo dia 20 de julho (com um prelúdio publicado já no dia 13) a Marvel começa a publicar a minissérie em seis partes ‘O Dia do Julgamento’ (Judgment Day ou A.X.E. como a editora vem abreviando), que será escrita por Kieron Gillen e contará com as artes de Valerio Schiti.
O novo evento da editora colocará três de suas principais equipes como protagonistas, os X-Men, Os Eternos e os Vingadores. O Dia do Julgamento vai acompanhar o grupo dos Eternos indo para um combate direto com os mutantes, e os Vingadores estarão no meio das duas equipes para tentar intermediar o conflito que pode ocasionar uma tragédia apocalíptica no universo Marvel dos quadrinhos.
De acordo com a sinopse liberada pela Marvel, os X-Men afirmam que são os novos deuses, mas os Eternos sabem que esta posição já está preenchida. Somando-se a isso está o fato de que os Eternos estão certos de que os mutantes são um “excesso de Deviantes”, inimigos de longa data da equipe, e por isso sua missão é exterminar os portadores do gene X.
E para tal objetivo os Eternos irão contar com a ajuda dos Hex, suas armas secretas milenares e imponentes que devem ser temidas por todos os mutantes. O artista Valerio Schiti em entrevista ao site da Marvel disse que os “Hex são imparáveis, inevitáveis, são a personificação da destruição iminente.”
Os Vingadores que atualmente usam a estrutura de um Celestial caído como sua nova sede, entram em campo para poder minimizar o conflito entre os X-Men e os Eternos, após os seres milenares atacarem a nação de Krakoa, nação atual e soberana dos mutantes.
Por mais que os Vingadores tentem evitar o conflito, os Eternos parecem não ter escolha a não ser seguir com sua missão, já que eles foram programados pelos Celestiais para aniquilarem a espécie Deviante e vem sendo assim por milhões de anos.
A Marvel não dá mesmo sossego para os mutantes nos quadrinhos e mais uma vez eles correm o risco da extinção de toda sua raça e vão enfrentar outra batalha com seres superpoderosos, que poderá ser acompanhada na minissérie principal e nos tie-ins que serão publicados pela editora.
Dia do Julgamento promete mexer (mais uma vez) com o universo Marvel, já que além das três equipes, o Celestial conhecido como Progenitor ascenderá e vários heróis e vilões terão de defender seus atos passados para evitar que a Terra sofra um julgamento fatal.