Mais
    InícioBreak PublicitárioPropagandas Históricas | Break Publicitário #40

    Propagandas Históricas | Break Publicitário #40

    No episódio 40 do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre propagandas que marcaram a publicidade

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Existem propagandas que são referência e ficam marcadas na nossa memória, mas ao mesmo tempo existem aquelas que parecem ter sido um surto coletivo. Quando olhamos para trás, será que conseguimos ver o avanço da publicidade ou tudo permanece igual?

    Neste episódio do Break PublicitárioMatheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro falam um pouco sobre propagandas históricas e visitam o passado para comentar sobre cases que nos dias de hoje nem sairiam do papel.

    Continua depois do anúncio

    O surto das campanhas antigas

    Fazendo uma viagem para o passado é possível observar o quanto a sociedade evolui com a publicidade e vice-versa. No decorrer deste episódio, diversas artes foram analisadas e é impressionante a maneira como algumas coisas eram normalizadas.

    Propagandas históricas que seriam canceladas

    Obviamente (e felizmente) existem algumas coisas que eram admitidas no passado e agora não são mais, e o episódio começou citando algumas dessas campanhas que não seriam aceitas pelo público hoje em dia.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Taurus

    Diretamente dos anos 80, a campanha sugeria que quem tinha um revólver Taurus dormia mais tranquilo sob o mote “Não deixem que roubem seu sono”. Atualmente, com as novas legislações sobre o uso de armas, seria este anúncio seria inviável.

    Volkswagen – Fusca (Anos 60)

    Veja também:  Como a fluência em inglês ainda mantém as elites na comunicação

    Essa campanha da Volkswagen colocava o Fusca como um carro para esposa e sugeria que era a melhor opção para mulheres por ter peças de fácil acesso (supondo que mulheres batem mais os carros e não sabem dirigir).

    Sylvapen – 1971

    As canetas Sylvapen simulava um maço de cigarros e, com uma criança fingindo que estava fumando, a marca defendia ser a “caneta mais mordida da América Latina“.

    Continua depois do anúncio

    Champion – Enceradeira mirim (1954)

    Reforçando o estereótipo de que meninas precisam saber cuidar de casa, essa marca criou uma enceradeira para crianças.

    Krespinha

    Esse é um caso bizarro de Bombril de 1952 com um produto que até já apareceu por aqui antes e nem vale muitos comentários.

    Casa das Cuecas

    Esse anúncio de 1982 faz um trocadilho (não muito agradável) para o Dia dos Namorados.

    Malzbier da Brahma

    O anúncio de 1967 sugere que os trabalhadores consumam a cerveja para virar a noite trabalhando.

    Lacta – 1918

    E que tal subornar as crianças com uma barra de chocolate?

    Anúncios que são referências até hoje

    Além dos anúncios que certamente seriam cancelados, é certo que existem também aqueles que são referência até os dias atuais.

    Mamíferos Parmalat

    Esse clássico da propaganda deixou todos malucos em busca dos ursinhos dos mamíferos.

    Bombril

    Veja também:  O futuro é em vídeo?

    Bombril marcou época com seus comerciais protagonizados por Carlos Moreno.

    DDD Embratel

    Apresentou de um jeito inovador e simples uma novidade para o público geral.

    Faber Castell Aquarela

    Com essa campanha a Faber Castell conseguiu deixar a música “Aquarela” na cabeça do público por um bom tempo.

    Pipoca e Guaraná

    Pipoca e Guaraná virou referência e conseguiu até mesmo criar um hábito no público. A campanha até mesmo chegou a ser refeita em 2020 na voz de Manu Gavassi.

    Continua depois do anúncio

    Compre Baton

    Quem não se lembra da clássica campanha que hipnotizava a mãe para comprar Baton para seu filho?

    Danoninho Ice

    Rompendo barreiras temporais, essa campanha foi tão marcante na memória do público que até acabou sendo revivida no ano passado.

    Campanhas que parecem um surto coletivo

    Depois de passar por campanhas que seriam canceladas e campanhas que marcaram gerações, a gente chega nas que parecem ter sido um delírio.

    Moça para a falta do leite materno – 1949

    Não tem leite materno para seus filhos? Moça tinha uma sugestão.

    Moça com refrigerante – 1957

    E que tal essa “nutritiva combinação”?

    Telebradesco

    O Telebradesco foi um delírio coletivo que parecia ser um InternetBanking do Bradesco na época do Mega Drive.

    Médico fumando

    Propaganda dos Cigarros Porto nos anos 70: na época, era comum encontrar propagandas de indicação do cigarro aos médicos e profissionais bem sucedidos.

    Cigarro Hollywood no avião – 1956

    Veja também:  BBB: Big Brand Brasil

    Ótima ideia fumar no avião, que tal?

    Perguntas no Instagram

    No Instagram @geekpublicitario e @breakpublicitario foi perguntado para os ouvintes do podcast qual era a propaganda mais antiga que guardam com carinho até os dias de hoje. Confira algumas delas:

    Continua depois do anúncio
    • Havaianas no Aeroporto
    • Chockito
    • Limões da Pepsi Twist
    • Lava rápido HotWheels
    • Pepsi Copa 2010
    • Quem bate é o Frio
    • Cadê meu celular
    • Pôneis malditos
    • Folha de S. Paulo Hitler

    Considerações Finais

    Salvos os destaques para a campanha da Taurus, que provavelmente ainda conversaria com o público-alvo nos dias de hoje; Para a campanha “Dê Para o Seu Namorado”, que segundo o Erik poderia ser encaixado em alguma marca para maiores hoje em dia; E para o Telebradesco, pela grande inovação. É muito legal olhar para o passado e compreender que evoluímos como sociedade.

    Olhar para o passado do mercado publicitário é compreender a importância de conversar com a sociedade na qual sua marca está inserida. É interessante que o público tenha cada vez mais olhar crítico e consiga cobrar com firmeza o posicionamento correto das marcas em suas publicidades.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Propagandas Históricas na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Créditos pelas imagens dos anúncios: Propagandas Históricas e TecToy Wiki.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Inspirados na estética japonesa Kawaii, Grupo Habib’s inova ao criar brindes autorais e funcionais para toda a família

    Companhia aposta na nostalgia retrô que une gerações ao trazer de volta uma das marcas mais icônicas da tecnologia no mundo

    O game irá trazer mais de 60 opções de personagens inspirado em diversas franquias clássicas da cultura pop

    A collab já pode ser encontrada em todas as lojas da rede do país

    🔥 Em alta agora:

    “Estamos reconectando o plug”, diz Brazil Electronics ao trazer Kodak de volta ao Brasil

    Em fevereiro a Brazil Electronics anunciou ao mercado brasileiro que estaria trazendo de volta ao país uma das marcas mais icônicas de toda a...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,847FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade