Mais
    InícioBreak PublicitárioPropagandas Históricas | Break Publicitário #40

    Propagandas Históricas | Break Publicitário #40

    No episódio 40 do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversam sobre propagandas que marcaram a publicidade

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Existem propagandas que são referência e ficam marcadas na nossa memória, mas ao mesmo tempo existem aquelas que parecem ter sido um surto coletivo. Quando olhamos para trás, será que conseguimos ver o avanço da publicidade ou tudo permanece igual?

    Neste episódio do Break PublicitárioMatheus FerreiraErik Rocha e Victor Alexandro falam um pouco sobre propagandas históricas e visitam o passado para comentar sobre cases que nos dias de hoje nem sairiam do papel.

    Continua depois do anúncio

    O surto das campanhas antigas

    Fazendo uma viagem para o passado é possível observar o quanto a sociedade evolui com a publicidade e vice-versa. No decorrer deste episódio, diversas artes foram analisadas e é impressionante a maneira como algumas coisas eram normalizadas.

    Propagandas históricas que seriam canceladas

    Obviamente (e felizmente) existem algumas coisas que eram admitidas no passado e agora não são mais, e o episódio começou citando algumas dessas campanhas que não seriam aceitas pelo público hoje em dia.

    Taurus

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Diretamente dos anos 80, a campanha sugeria que quem tinha um revólver Taurus dormia mais tranquilo sob o mote “Não deixem que roubem seu sono”. Atualmente, com as novas legislações sobre o uso de armas, seria este anúncio seria inviável.

    Volkswagen – Fusca (Anos 60)

    Essa campanha da Volkswagen colocava o Fusca como um carro para esposa e sugeria que era a melhor opção para mulheres por ter peças de fácil acesso (supondo que mulheres batem mais os carros e não sabem dirigir).

    Sylvapen – 1971

    As canetas Sylvapen simulava um maço de cigarros e, com uma criança fingindo que estava fumando, a marca defendia ser a “caneta mais mordida da América Latina“.

    Continua depois do anúncio

    Champion – Enceradeira mirim (1954)

    Reforçando o estereótipo de que meninas precisam saber cuidar de casa, essa marca criou uma enceradeira para crianças.

    Krespinha

    Esse é um caso bizarro de Bombril de 1952 com um produto que até já apareceu por aqui antes e nem vale muitos comentários.

    Casa das Cuecas

    Esse anúncio de 1982 faz um trocadilho (não muito agradável) para o Dia dos Namorados.

    Malzbier da Brahma

    O anúncio de 1967 sugere que os trabalhadores consumam a cerveja para virar a noite trabalhando.

    Lacta – 1918

    E que tal subornar as crianças com uma barra de chocolate?

    Anúncios que são referências até hoje

    Além dos anúncios que certamente seriam cancelados, é certo que existem também aqueles que são referência até os dias atuais.

    Mamíferos Parmalat

    Esse clássico da propaganda deixou todos malucos em busca dos ursinhos dos mamíferos.

    Bombril

    Bombril marcou época com seus comerciais protagonizados por Carlos Moreno.

    DDD Embratel

    Apresentou de um jeito inovador e simples uma novidade para o público geral.

    Faber Castell Aquarela

    Com essa campanha a Faber Castell conseguiu deixar a música “Aquarela” na cabeça do público por um bom tempo.

    Pipoca e Guaraná

    Pipoca e Guaraná virou referência e conseguiu até mesmo criar um hábito no público. A campanha até mesmo chegou a ser refeita em 2020 na voz de Manu Gavassi.

    Continua depois do anúncio

    Compre Baton

    Quem não se lembra da clássica campanha que hipnotizava a mãe para comprar Baton para seu filho?

    Danoninho Ice

    Rompendo barreiras temporais, essa campanha foi tão marcante na memória do público que até acabou sendo revivida no ano passado.

    Campanhas que parecem um surto coletivo

    Depois de passar por campanhas que seriam canceladas e campanhas que marcaram gerações, a gente chega nas que parecem ter sido um delírio.

    Moça para a falta do leite materno – 1949

    Não tem leite materno para seus filhos? Moça tinha uma sugestão.

    Moça com refrigerante – 1957

    E que tal essa “nutritiva combinação”?

    Telebradesco

    O Telebradesco foi um delírio coletivo que parecia ser um InternetBanking do Bradesco na época do Mega Drive.

    Médico fumando

    Propaganda dos Cigarros Porto nos anos 70: na época, era comum encontrar propagandas de indicação do cigarro aos médicos e profissionais bem sucedidos.

    Cigarro Hollywood no avião – 1956

    Ótima ideia fumar no avião, que tal?

    Perguntas no Instagram

    No Instagram @geekpublicitario e @breakpublicitario foi perguntado para os ouvintes do podcast qual era a propaganda mais antiga que guardam com carinho até os dias de hoje. Confira algumas delas:

    Continua depois do anúncio
    • Havaianas no Aeroporto
    • Chockito
    • Limões da Pepsi Twist
    • Lava rápido HotWheels
    • Pepsi Copa 2010
    • Quem bate é o Frio
    • Cadê meu celular
    • Pôneis malditos
    • Folha de S. Paulo Hitler

    Considerações Finais

    Salvos os destaques para a campanha da Taurus, que provavelmente ainda conversaria com o público-alvo nos dias de hoje; Para a campanha “Dê Para o Seu Namorado”, que segundo o Erik poderia ser encaixado em alguma marca para maiores hoje em dia; E para o Telebradesco, pela grande inovação. É muito legal olhar para o passado e compreender que evoluímos como sociedade.

    Olhar para o passado do mercado publicitário é compreender a importância de conversar com a sociedade na qual sua marca está inserida. É interessante que o público tenha cada vez mais olhar crítico e consiga cobrar com firmeza o posicionamento correto das marcas em suas publicidades.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Propagandas Históricas na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Créditos pelas imagens dos anúncios: Propagandas Históricas e TecToy Wiki.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Cinemark ganha perfil no...

    Depois do match com card especial da rede de cinemas, membro do app ganhará um ingresso na compra de outro, automaticamente

    Omelete se une ao...

    Ingressos para o BIG Festival já estão à venda pelo site a partir de R$ 20 (meia-entrada) e empresas como PlayStation e Xbox estarão presentes

    Kenzie e BK Brasil...

    Os interessados no curso de programação gratuito da Kenzie e da BK Brasil podem se inscrever até o próximo dia 25

    Cepêra lança campanha de...

    “Cepêra Nerd” surge em comemoração à data do Orgulho Nerd, que acontece dia 25 de maio, e selecionará representantes da marca para missões especiais
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    63,994FãsCurtir
    118,403SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade