A Closeup, visando reforçar seu apoio e posicionamento ao #AmorLivre, realizou uma ação especial inspirada no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. O propósito foi dar mais visibilidade à causa e celebrar a diversidade, iniciando o movimento #OrgulhoNaCara, onde a marca convidou a comunidade a estampar cores e expressões de orgulho no rosto.
A marca criou uma versão comemorativa de sua embalagem, com as cores da Progressive Flag (que representa não apenas os grupos da sigla LGBTQIAP+, mas ainda mais causas, como das pessoas pretas, trans e vítimas do HIV), com o intuito de destacar a conexão da Closeup com questões inclusivas e contra qualquer tipo de preconceito. A caixinha comemorativa não será vendida, mas ganha protagonismo nas redes sociais por meio de influenciadores digitais e diferentes representantes da comunidade.
Ao todo foram escolhidos oito creators, que representam a diversidade dos grupos LGBTQIAP+, para expressar seu orgulho de maneira livre, pintando a cara com as cores e da forma que desejarem.
Entre eles estão Samuel Gomes, Giovanna Heliodoro, Caio Revela, Paulo Vaz, Luca Scarpelli, Luana Aguiar, Raphael Dumaresq e Lia Clark. Eles ainda serão responsáveis por selecionar pinturas de destaque de todes que fizerem suas postagens utilizando #OrgulhoNaCara, podendo ganhar visibilidade nos perfis de Closeup.
Os conteúdos criados por esses influenciadores serão publicados nos canais sociais de Closeup durante essa semana, convidando o público em geral a também usar tinta em seu rosto como forma de expressão utilizando a hashtag #OrgulhoNaCara.
“A Closeup não só apoia como traz o ‘Amor Livre’ como posicionamento de marca. Por isso, nada mais natural para nós que participar de uma data tão especial como essa dando voz e visibilidade para quem prega e defende o amor durante o ano inteiro, incentivando todos, sem exceção, a estamparem seu #OrgulhoNaCara”, destaca Cinthya Ribeiro, gerente de marketing de Closeup.
A iniciativa, cocriada pelo time de Closeup em parceria com a Spark (creators e influencers) e CRX (design da embalagem), contou ainda com a contribuição durante todo o processo do ProUd, grupo LGBTQIAP+ da Unilever com mais de 100 membros, responsável por gerar e amplificar pautas internas e externas sobre a causa para todos os colaboradores da companhia.
Para gerar um apoio efetivo a esse público, parte da verba de marketing que seria direcionada à campanha foi transformada em doações para entidades que defendem e apoiam os direitos da comunidade.