Recentemente o Banco Central (BC) deu autorização para que o WhatsApp liberasse sua nova função aqui no Brasil, tal função concede à empresa Facebook Pagamentos a capacidade de efetuar transferências bancárias por meio do app.
A notícia foi dada primeiramente pelo G1, que informou que as operações poderão ser feitas, inicialmente, entre contas dos clientes nas instituições financeiras em que são correntistas. Será necessário utilizar o número do cartão de débito ou pré-pago, Visa ou MasterCard, cadastrado no aplicativo.
De acordo com o BC, assim que o WhatsApp disponibilizar a funcionalidade, as operações já poderão ser feitas. A tarifa cobrada pela transação bancária será definida pela própria plataforma do Facebook.
O WhatsApp disse que recebeu “com muita satisfação a decisão do Banco Central” e que está empenhado “nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível”.
Durante o anúncio da novidade, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou que “o Whatsapp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”.
A nova função classificará serviços indicados como “iniciadores de pagamentos” e o consumidor poderá solicitar para que a instituição financeira em que é correntista realize o pagamento diretamente ao lojista, sem a necessidade de acessar o aplicativo, com débito em sua conta de depósito ou de pagamento.
O WhatsApp, que está trabalhando na possibilidade de aumentar a velocidade dos áudios, ainda não anunciou quando será a próxima atualização do aplicativo.