Mais
    InícioPublicidadeCausas SociaisLG transforma cartas de Maria Anna Mozart em música

    LG transforma cartas de Maria Anna Mozart em música

    Para homenagear a artista, que foi obrigada a largar seus sonhos para cuidar da casa, a LG conta a história de Maria Anna Mozart. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • LG Electronics celebrou o Dia Internacional da Mulher contando a história de Maria Anna Mozart, irmã do renomado compositor, que também era uma musicista, mas não pôde seguir carreira devido aos padrões da época.
    • A campanha incluiu a transformação de cartas trocadas entre Maria Anna e Mozart, juntamente com páginas de diário da artista, em notas musicais pela pianista Heloisa Fernandes.
    • Utilizando tecnologia e interpretação da linguagem humana, a LG e a AlmapBBDO criaram uma música chamada "Das Königreich Rücken" baseada nas cartas de Maria Anna e Mozart, como uma homenagem à artista pioneira.

    Para o Dia Internacional da Mulher, a LG Electronics contou a história de Maria Anna Mozart, irmã mais velha de Mozart, que também era musicista, mas pelos padrões da época não pôde seguir a carreira.

    A campanha assinada pela AlmapBBDO, ainda teve a pianista Heloisa Fernandes que transformou frases de 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart, e 90 páginas do diário da artista em notas musicais.

    Música sobre a Maria Anna Mozar.

    “Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart”, comenta Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da AlmapBBDO.

    A LG e a Almap descobriram que as composições de Maria Anna se perderam com o tempo, mas seu diário e às cartas trocadas com Mozart ainda existem. Por isso, o acesso às cartas sobre sua primeira música conhecida pelo público foi o ponto de partida para a criação.

    Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais. Para isso, foi preciso a união da tecnologia e do estudo da linguagem humana da pianista.

    E assim, nomeada de “Das Königreich Rücken” – um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas – a música foi criada, e agora embala o filme da campanha, assinado pela produtora Belgrado.

    Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

    Processo criativo e tecnológico

    Cada nota musical tem uma frequência única determinada. A nota Dó, por exemplo, corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota Sol está em 392 Hz. Essa foi a lógica por trás da construção da música.

    Quando falamos, cada sílaba pronunciada tem uma frequência sonora próxima de uma nota musical, mas não necessariamente na frequência exata. É aí que, em parceria com a produtora de som Supersônica, a LG e a AlmapBBDO recorreram ao software Waves Tune, desenvolvido para captar e corrigir vocais e transformá-los em notas musicais.

    Uma intérprete de alemão foi convidada para gravar a leitura das cartas e do diário de Maria Anna. Em seguida, o software traduziu esse material para notas musicais, aproximando as frequências. Se uma sílaba falada atingisse 387 Hz, o software entenderia que se tratava da nota Sol, pela frequência mais próxima.

    Assim, um conjunto de frases selecionadas, transformadas em notas musicais, foram analisadas pela pianista Heloisa Fernandes, que as reorganizou no tempo e na sequência para compor uma peça de piano ao estilo da época. O resultado é uma partitura gravada na história.

    A campanha tem veiculação no Facebook, Instagram e YouTube, e para mais detalhes sobre a história da Maria Anna Mozart acesse o site oficial do projeto.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Novidade foi anunciada no perfil oficial da Crocs USA e poderá chegar ao Brasil em breve

    Inspirada no universo alegre dos desenhos infantis, a nova cápsula está recheada de criatividade para toda a família

    Além da novidade, o Panettone da Tortuguita, sucesso de outras temporadas, também chega com novas máscaras colecionáveis.

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produções da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,431FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade