Mais
    InícioPublicidadeCausas SociaisLG transforma cartas de Maria Anna Mozart em música

    LG transforma cartas de Maria Anna Mozart em música

    Para homenagear a artista, que foi obrigada a largar seus sonhos para cuidar da casa, a LG conta a história de Maria Anna Mozart. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Para o Dia Internacional da Mulher, a LG Electronics contou a história de Maria Anna Mozart, irmã mais velha de Mozart, que também era musicista, mas pelos padrões da época não pôde seguir a carreira.

    A campanha assinada pela AlmapBBDO, ainda teve a pianista Heloisa Fernandes que transformou frases de 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart, e 90 páginas do diário da artista em notas musicais.

    Continua depois do anúncio
    Música sobre a Maria Anna Mozar.

    “Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart”, comenta Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da AlmapBBDO.

    A LG e a Almap descobriram que as composições de Maria Anna se perderam com o tempo, mas seu diário e às cartas trocadas com Mozart ainda existem. Por isso, o acesso às cartas sobre sua primeira música conhecida pelo público foi o ponto de partida para a criação.

    Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais. Para isso, foi preciso a união da tecnologia e do estudo da linguagem humana da pianista.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    E assim, nomeada de “Das Königreich Rücken” – um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas – a música foi criada, e agora embala o filme da campanha, assinado pela produtora Belgrado.

    Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

    Continua depois do anúncio

    Processo criativo e tecnológico

    Cada nota musical tem uma frequência única determinada. A nota Dó, por exemplo, corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota Sol está em 392 Hz. Essa foi a lógica por trás da construção da música.

    Quando falamos, cada sílaba pronunciada tem uma frequência sonora próxima de uma nota musical, mas não necessariamente na frequência exata. É aí que, em parceria com a produtora de som Supersônica, a LG e a AlmapBBDO recorreram ao software Waves Tune, desenvolvido para captar e corrigir vocais e transformá-los em notas musicais.

    Uma intérprete de alemão foi convidada para gravar a leitura das cartas e do diário de Maria Anna. Em seguida, o software traduziu esse material para notas musicais, aproximando as frequências. Se uma sílaba falada atingisse 387 Hz, o software entenderia que se tratava da nota Sol, pela frequência mais próxima.

    Continua depois do anúncio

    Assim, um conjunto de frases selecionadas, transformadas em notas musicais, foram analisadas pela pianista Heloisa Fernandes, que as reorganizou no tempo e na sequência para compor uma peça de piano ao estilo da época. O resultado é uma partitura gravada na história.

    A campanha tem veiculação no Facebook, Instagram e YouTube, e para mais detalhes sobre a história da Maria Anna Mozart acesse o site oficial do projeto.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    As peças possuem design universal que atendem a atletas com e sem deficiências

    Novo sabor já está disponível por tempo limitado em diversas lojas da marca espalhadas pelo Brasil

    Ator que interpreta o Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, divulgou a promoção 2 Whopper por R$ 25 e cutucou o McDonald's

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,884FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade