A televisão brasileira vem passando por uma necessária reforma encabeçada pela líder de audiência, Globo, que apesar de bons números, está lutando para conseguir se manter comercialmente atrativa diante de outros formatos promovidos pela ascensão das plataformas digitais. E para ajudar, Fausto Silva, o Faustão, decidiu comunicar publicamente que irá deixar a emissora na qual trabalhou por 32 anos.
A informação foi publicada na coluna do jornalista Flávio Ricco. De acordo com a coluna, a decisão do Faustão de sair da Globo seria por conta de não concordar com o novo espaço oferecido a ele dentro da grade da emissora: às noites de quinta-feira.
Fausto Silva iniciou sua carreira como jornalista esportivo, depois fez sucesso na TV com o Perdidos na Noite, programa que fez história entre 1984 e 1988 na TV Gazeta, Record e Band. O Domingão do Faustão estreou em 1989 para concorrer com Silvio Santos, que na época reinava na audiência aos domingos.
O Domingão do Faustão é reconhecido por ser um dos maiores sucessos comerciais da Globo. Principalmente as ações de merchandising comandadas pelo apresentador durante o programa, mas vem perdendo a relevância e apresentando um desgaste natural após tanto tempo no ar.