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    Conar lança Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. Conheça.

    Novo Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar visa melhorar a relação entre o público e a publicidade encontrada nas redes.

    EM GKPB.COM .BR

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    Com o avanço das novas mídias digitais e o rápido crescimento do número de novos influenciadores digitais nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais difícil para o Conar coibir práticas de publicidade ilegal. O assunto vira e mexe vira pauta com algum escândalo envolvendo famosos e más práticas de publicidade, como o caso da Gabriela Pugliesi, por exemplo. E para tentar diminuir o número de polêmicas envolvendo os famosos “publis” nas redes sociais, o Conar decidiu lançar o seu Guia de Publicidade po Influenciadores Digitais.

    Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais

    O Guia apresenta diversas orientações para aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo patrocinado das redes sociais. Em especial o conteúdo gerado por influenciadores. Abaixo nós vamos discutir um pouco sobre os principais elementos encontrados no guia.

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    O que caracteriza publicidade por influenciador:

    1. A divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a eles associados;
    2. A compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante ou agência;
    3. A ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem.

    O guia afirma que em qualquer um destes três casos o conteúdo deve ser claramente identificado como publicidade. E disponibiliza uma tabela de exemplos de sinalização por meio de palavras como “publicidade”, “publi” e “publipost”. Cuidados ainda maiores devem ser realizados quando o público-alvo for crianças e/ou adolescentes.

    Definição de Mensagem Ativada

    Também é definido no guia o que eles chamam de “mensagem ativada”, que acontece quando um influenciador cita produtos, serviços, causas ou outro sinal característico sem remuneração e controle editorial. Nesses casos, mesmo não tendo havido publicidade, o guia considera ser necessária a menção da relação que originou a referência. E se o anunciante compartilhar as publicações em seus canais oficiais, fica obrigatório seguir todas as regras do código.

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    Tabela Prática para Influenciadores

    Publicidade Influenciador:Mensagem ativada:
    Expressões claras (recomendadas) Hashtags – promovem maior destaque à informação, portanto são recomendadas.#publicidade, #anúncio,#patrocinado, #conteúdo pago, #parceria paga#recebido [viagem/show/evento] a convite de [marca], Obrigada à [marca] pelo [produto, viagem, convite], #promoção , #promo (ativações mediante brindes ou prêmio);
    Expressões compreensíveis conforme o contexto#embaixador, #publipost, #publiobrigada [marca]
    Expressões não esclarecedoras para o público em geral#ad*, #adv*, #advertisement*, #ambassador*, #parceiro, #marcaXYZ, #colaboração, #colabmera menção da marca (ou marcação: tag)

    *termos em língua estrangeira: análise da compreensão depende do contexto, do segmento e temas abordados pelo Influenciador.

    Promoções e Brindes

    Outro item que chamou a atenção é em relação a promoções e brindes distribuídos em troca de engajamento nas redes sociais. Os influenciadores devem seguir a regulamentação de distribuição gratuita de prêmios e que reflita o respeito às regras do Código de Autorregulamentação, quanto no aplicável e, em particular, para os segmentos sensíveis ou com restrição de consumo.

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    Respeito ao Código de Autorregulamentação Publicitária

    O guia ainda lembra que as peças devem respeitar de forma estrita as recomendações do Código, cabendo ao anunciante e à agência os esforços para adotar as melhores práticas, informar o influenciador sobre os cuidados que devem acompanhar a divulgação e zelar pelo cumprimento das regras.

    Ações Educativas

    Ações educativas, que ressaltam a importância da abertura de canais de conscientização, capacitação e aprendizagem para a publicidade responsável promovidas pelo Conar ou demais participantes do ecossistema da publicidade digital também estão entre os estímulos propostos pelo guia.

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    Guia de Publicidade por Influenciadores

    Criado pelo Grupo de Trabalho para a Publicidade Digital, formado em 2019, com a participação de especialistas, representantes da Associação Brasileira dos Anunciantes, Associação Brasileira das Agências de Publicidade, Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, IAB Brasil e Conselho de Ética do Corpo Técnico do Conar, as recomendações foram aprovadas pelo Conselho Superior da entidade e já estão em vigor.

    Baixar o guia

    Você pode baixar o guia em PDF clicando neste link. Para baixoar a tabela prática para influenciadores, clique aqui.

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