No último mês, a Bonafont, marca de água mineral da Danone, passou a distribuir garrafas de 1 litro de água sem rótulos com o objetivo de reduzir o impacto no meio ambiente economizando plástico. As novas garrafas que, segundo a Bonafont, são feitas com PET reciclado (rPET) possuem a marca e outras informações gravadas em relevo.
A nova garrafa de Bonafont, batizada de “Garrafa Manifesto”, materializa o que a empresa acredita ser o futuro da categoria. Em formato de 1L, 100% feita de outras embalagens da marca, cumpre com o objetivo de promover inovação, questionar os modelos atuais e comprovar que os desafios e a tecnologia são uma fonte incrível de soluções. A nova garrafa traz em sua concepção a proposta de circularidade, por ser feita galões da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. A garrafa não tem rótulo também como uma forma de reduzir o uso de plástico e facilitar o processo de reciclagem.
Um dos desafios enfrentados para colocar a nova garrafa em circulação foi a impressão do código de barras, onde a solução foi colocá-lo na tampa da garrafa. “Chegar até aqui não foi fácil. Tivemos entraves em todos os elos da cadeia, desafios no mercado de reciclagem, desafios em suprimentos, questões de engenharia de fábrica, regulamentação, design e a definição da melhor mensagem para o consumidor, pois mais do que uma empresa de águas, queremos poder impactar positivamente o meio ambiente e a vida dos consumidores”, afirma Erica Migales, diretora de Marketing da divisão de Águas Danone Brasil.
Além de diminuir o impacto no meio ambiente, a retirada dos rótulos da garrafa também torna o processo de reciclagem mais rápido, já que era preciso remover a faixa (uma a uma) para enviar as garrafas para a reciclagem.
Essa é uma das iniciativas que a Bonafont e Danone vem realizando para contribuir com o meio ambiente. O compromisso de sustentabilidade que Bonafont apresentou ao mercado tem três grandes pilares, sendo eles: Recolher e reciclar 100% do volume de plástico que coloca no mercado; Reduzir o uso de plástico virgem em seus produtos, alcançando 50% de rPET (PET reciclado pós-consumo) em suas garrafas até 2025 e 100% até 2030; Incentivar o uso do seu portfólio retornável de galões, a linha Bonafont Re.torna, aumentando sua disponibilidade no estado de São Paulo.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube: