A preocupação com o destino da embalagem de produtos consumidos tem crescido cada vez mais entre os consumidores. Sendo assim, é essencial que empresas e marcas adotem medidas que amenizem o impacto ambiental de sua operação. A Do Bem, por exemplo, se comprometeu a retirar do meio ambiente 100% da quantidade de embalagens longa vida produzidas por ano. Parte das embalagens vão retornar ao ciclo de produção da marca e outras serão transformadas em diferentes produtos e para iniciativas do bem.
A Do Bem, empresa de bebidas saudáveis, está adotando novas medidas sustentáveis e convida seus consumidores a apoiarem a causa. Para isso, a criou a plataforma “Bagaço”, onde se compromete a retirar 100% embalagens longa vida produzidas por ano do meio ambiente. Os resíduos somam mais de 1000 toneladas.
Dessa forma, a empresa vai ressignificar e transformar parte dessas embalagens em novos produtos que serão destinados a projetos beneficentes. Na primeira fase da plataforma “Bagaço”, 8 mil embalagens se transformaram em 20 bicicletas ecológicas e serão doadas para as ONGs cariocas: Abraço Campeão, Rede de Desenvolvimento da Maré, Centro Comunitário Irmãos Kennedy e Sim, eu Sou do Meio. A fabricação das bikes foi feita em parceria com a Muzzicycles, que utilizou cerca de 400 caixinhas para cada uma.
A outra parte das caixas dos produtos Do Bem, vão retornar ao ciclo de produção em forma de caixas de papelão reciclado. Além disso, o convite para os consumidores é o do descarte correto em pontos de coleta, onde é possível encontrar o ponto mais próximo através do projeto Rota de Reciclagem.