Nesta bela quarta-feira (30 de maio) com clima tropical o Estadão lançou a quarta edição do Marcas Mais, que é um ranking elaborado juntamente com a consultoria TroianoBranding. Nesta edição especial teremos as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado, com o objetivo de compreender o que faz com que os consumidores percebam a relevância que gera o engajamento e a influência na decisão de compra, uso, produtos e/ou serviços.
Dentre as todas as categorias analisadas, estão entre elas: aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo, automóveis, bancos, canais de TV por assinatura, cartões, cervejas, comércio online, companhias aéreas, computadores, destinos turísticos, lojas de roupas, operadoras de telefonia e internet, poupança, redes de fast food, refrigerantes, universidades particulares e supermercados e hipermercados. Além de diversos outros que você poderá conferir na lista completa presente ao fim dessa postagem.
Para que essa edição do Marca Mais fosse elaborada, foram realizadas e analisadas em torno de 11.500 entrevistas com consumidores de todo o país das classes A, B e C (segundo Critério Brasil), homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados para tal foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera e nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence. Os entrevistados foram classificados em cinco patamares de envolvimento após responderem as perguntas e assim a combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking.
“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores. Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.
A Marca Mais estará disponível em edição premium comercializada em bancas da capital paulista a partir de hoje (30 de maio) e além disso também consta com material digital podendo ser acessado pelo site do Estadão. Aqueles que são assinantes e leitores receberão na edição diária do jornal um caderno especial com os principais destaques da publicação.
Conteúdo exclusivo
O Marcas Mais se prontificou em entregar mais do que apenas um ranking para seus leitores, sendo assim trará conteúdos exclusivos contendo destaques do Estadão como: entrevista exclusiva no país com Bozoma Saint John, diretora de marca do Uber, que determinou como objetivo pessoal humanizar a empresa; uma conversa com o guru do marketing, David Aeker, norte-americano responsável pelo desenvolvimento de um modelo de cálculo do brand equity; e para fechar temos Pedro Dória, jornalista e colunista do Estadão, que traz uma reflexão sobre a crise de imagem vivenciada pelo Facebook.
Vamos ao ranking
Abaixo você poderá acompanhar na íntegra o ranking contendo um top dos 3 vencedores de São Paulo de 30 dos principais segmentos do mercado realizado na quarta edição do Marcas Mais:
Alimentos industrializados
1. Sadia
2. Nestlé
3. Perdigão
Aparelhos celulares e tablets
1. Samsung
2. Apple
3. Motorola
Aparelhos TV e Vídeo
1. Samsung
2. LG/Sony
3. Philips
Artigos Esportivos
1. Adidas
2. Nike
3. Mizuno
Automóveis
1. Honda
2. Chevrolet
3. Volkswagen
Bancos
1. Itaú Unibanco
2. Banco do Brasil/Bradesco
3. Caixa Econômica
Canais de TV por assinatura
1. Telecine
2. Fox
3. Discovery Channel/HBO
Cartões
1. Mastercard
2. Visa
3. Visa Electron
Cervejas
1. Skol
2. Heineken
3. Brahma
Comércios On-line
1. Americanas
2. Magazine Luiza
3. Submarino
Companhias aéreas
1. Gol
2. Azul
3. Latam
Computadores
1. Apple
2. Dell
3. Samsung
Construtoras
1. MRV
2. Camargo Corrêa
3. Gafisa
Cosméticos
1. O Boticário
2. Natura
3. Avon
Destinos turísticos
1. Fernando de Noronha
2. Forianópolis/Fortaleza
3. Minas Gerais/Natal/São Paulo
Empresas de TV por assinatura
1. NET
2. Sky
3. Vivo
Empresas de viagem
1. CVC
2. Decolar
3. Trivago
Fabricantes de eletrodomésticos
1. Brastemp
2. Eletrolux
3. Consul/Philips
Higiene pessoal
1. Johnson & Johnson
2. Dove
3. Colgate
Lojas de eletrodomésticos e móveis
1. Americanas
2. Casas Bahia
3. Magazine Luiza
Lojas de roupas
1. Renner
2. C&A/Hering/Riachuelo
3. Marisa/TNG
Operadores de telefonia e internet
1. Vivo
2. Claro/NET
3. TIM
Planos de saúde
1. UNIMED
2. Amil
3. Bradesco Seguros/Sulamérica Seguros
Poupança
1. Caixa
2. Bradesco
3. Itaú
Produtos de limpeza
1. Veja
2. Omo
3. Ypê
Redes de fast-foods
1. Burger King
2. Mc Donald’s
3. Subway
Refrigerantes
1. Coca-Cola
2. Guaraná Antártica
3. Fanta/Sprite
Seguradoras
1. Porto Seguro
2. Bradesco Seguros
3. Itaú Seguros/Sulamérica
Supermercados
1. Extra
2. Carrefour
3. Walmart
Universidades particulares
1. PUC
2. Mackenzie
3. FGV