Nada do que o Facebook copia de outras plataformas funciona. O sistema de Check-in copiado do Foursquare não pegou, a tentativa de organização por grupos semelhante ao Google Plus, muito menos. Isso sem contar que eu nunca conheci uma pessoa sequer que utilize o recurso de Seguir ou as mais recém chegadas Hashtags, ambos surrupiados do Twitter. Mas alguma coisa faz o tio Zuck acreditar que vale a pena continuar seguindo os passos da concorrência, ao invés de inovar. Vem aí os Trending Topics do Facebook.
Ainda não há muitas informações sobre como a ferramenta funcionará, mas ela deverá agregar apenas conteúdo de páginas e compartilhados publicamente em perfis, o que no Facebook é bem menos recorrente que no Twitter. E é claro: a ferramenta nem começou a funcionar ainda, mas já há previsão para Trendings Promovidos.
O Facebook já divulgou abertamente que a intenção é ressaltar artigos e links informativos, ao invés de memes e fofocas. Essa notícia vai de encontro com esse posicionamento e reforça os rumores da criação do “Paper” um app ao estilo do Flipboard, que deve reunir notícias e disponibilizá-las para os usuários em dispositivos móveis.
Por enquanto o recurso irá abranger os usuários dos Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Austrália. Mas não ocorrendo nenhuma grande rejeição dos usuários, deve aparecer pra gente logo logo.