O que você faria se um dos seus principais concorrentes estivesse imerso em uma crise de imagem causada por um comercial mal planejado? Talvez a posição mais segura seja apenas acompanhar de longe e ver com o que se pode aprender, mas a Samsung dos Estados Unidos acreditou que valia a pena aproveitar o passo em falso da Apple com seu mais recente comercial do iPad para se opor e tentar ganhar a simpatia dos fãs decepcionados com a Apple.
No filme “Uncrush” publicado no Instagram, a marca fez questão de remontar um cenário extremamente semelhante ao encontrado no comercial “Crush” e sutilmente mostrar que está do lado da criatividade com um filme sutilmente sarcástico que não se esquece de promover o Galaxy Tab S9. Confira:
Se você ainda não está por dentro dos últimos acontecimentos na indústria da criatividade, vale a pena uma recapitulação rápida. Na semana passada a Apple liberou um comercial para o iPad, onde mostrava uma série de elementos relacionados à criatividade sendo esmagados por uma prensa gigantesca. O comercial não diz muita coisa, mas dá a entender algo como se tudo aquilo pudesse ser agora produzido pelo iPad. Veja:
A mensagem entendida pela comunidade criativa, claro, não foi das melhores. Estaria a Apple desprezando todo o processo analógico da criatividade e querendo colocar seu dispositivo como ferramenta única para a exploração da imaginação? O fato é que muitas pessoas não gostaram. E as críticas fizeram tanto barulho, que a própria Apple decidiu voltar atrás.
Em um movimento bastante raro na história da companhia, a Apple emitiu um comunicado ao site AdAge, onde assume o erro e lamenta pelo ocorrido.
“A criatividade está no nosso DNA na Apple e, para nós, é extremamente importante projetar produtos que capacitem os criativos em todo o mundo”, disse Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da empresa. “Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Erramos o alvo com este vídeo e lamentamos.”.
O vídeo, no entanto, permanece no ar tanto no canal da Apple no Youtube, quanto nas redes sociais de Tim Cook, o CEO da companhia. Aparentemente a companhia também tinha planos para passar o comercial na TV, o que claramente foi cancelado.
Chumbo trocado
Essa não é a primeira vez que a Samsung alfineta a rival. As marcas têm um histórico de provocações dos dois lados, muito mais explorado pela Samsung, que acaba desempenhando o papel mais provocativo em sua linha de comunicação. O problema é o teto de vidro, que às vezes faz com que a companhia precise apagar alguns desses anúncios, por tomar decisões semelhantes às criticadas.