O Tubo de Insight, também conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ª edição este ano. Ele é um dos maiores eventos focados em Comunicação Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento é inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaborações para ocorrer.
Os alunos do 5º e do 3º período se dividem em equipes específicas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua área de interesse. No começo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto período fizeram o processo de seleção com os quase calouros do 2º para definir quem iria compor cada grupo.
No total, as equipes são nove: mídia, produção, relações públicas, produção gráfica, planejamento, social media, RTVC, direção de arte e redação. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.
A menor equipe, a de relações públicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redação, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reúnem para definir as próximas demandas, porém com a iminência do evento essa frequência aumenta.
Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar as alunas do terceiro período: Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de mídia. A comunicação ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:
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“Hoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Além dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes específicas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redação e direção de arte, têm um grupo em conjunto.”
As atividades oferecidas contam com colaborações para ocorrer. Colaborações com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prêmios e afins. Como quase todo o evento funciona em função dos parceiros, é necessário um grupo específico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaís Rodrigues de mídia, diz que:
“A equipe de mídia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no início do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da edição anterior e começar a pesquisar novos possíveis parceiros. Todo contato com eles é realizado por nós”
Além do cronograma acadêmico da própria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o “Tubo Experimente” e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araújo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produção:
“A gente bota mesmo a mão na massa nos eventos. Além da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que são momentos prévios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nós pensamos em toda a logística: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessário para o dia.”
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O Tubo de Insight organiza também a maratona criativa chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição.
As equipes da Briga, então, formam mini agências de publicidade fictícias. Cada uma dessas agências trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas são avaliadas por profissionais da área, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prêmio.
A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que contam com menos participantes e são mais práticas. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.
O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicação, premiada pela Great Places to Work como a melhor agência para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife não existem muitos cursos de extensão na área de atendimento e que a literatura acadêmica não é muito ampla.
“É muito difícil para os estudantes encontrarem algo nessa área fora do que se vê na faculdade. A organização do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercâmbio entre a academia e o mercado.”
O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prêmio um voucher de desconto para o Malakoff Café, a cafeteria que serviu como cliente real para a competição da Briga de Galo.
Com o fim dessa edição, os alunos do terceiro período esperam ansiosamente o próximo ano para que possam começar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaço para os recém-chegados aprenderem também.