Mais
    InรญcioPublicidadeEventosTubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    Tubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    EM GKPB.COM .BR โ€ข

    Publicidade

    โœจ O que vocรช precisa saber:

    • O Tubo de Insight รฉ um evento realizado por estudantes de Comunicaรงรฃo Social da UFPE, ocorrendo entre 24 e 28 de outubro.
    • Os alunos se dividem em 9 equipes especรญficas para distribuir atividades, com diferentes quantidades de integrantes em cada grupo.
    • O evento conta com palestras e oficinas, abordando temas como Coolhunting, Planejamento Digital e Efeitos Visuais, alรฉm da competiรงรฃo "Briga de Galo" que envolve mini-agรชncias de publicidade fictรญcias.

    O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ยช ediรงรฃo este ano. Ele รฉ um dos maiores eventos focados em Comunicaรงรฃo Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento รฉ inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaboraรงรตes para ocorrer.

    Os alunos do 5ยบ e do 3ยบ perรญodo se dividem em equipes especรญficas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua รกrea de interesse. No comeรงo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto perรญodo fizeram o processo de seleรงรฃo com os quase calouros do 2ยบ para definir quem iria compor cada grupo.ย 

    No total, as equipes sรฃo nove: mรญdia, produรงรฃo, relaรงรตes pรบblicas, produรงรฃo grรกfica, planejamento, social media, RTVC, direรงรฃo de arte e redaรงรฃo. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.

    A menor equipe, a de relaรงรตes pรบblicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redaรงรฃo, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reรบnem para definir as prรณximas demandas, porรฉm com a iminรชncia do evento essa frequรชncia aumenta.

    O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como semana de publicidade da UFPE, รฉ um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Brenda Araรบjo de produรงรฃo, Leideane Diniz de relaรงรตes pรบblicas e Thaรญs Rodrigues de Mรญdia.

    Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar ย as alunas do terceiro perรญodo: Brenda Araรบjo de produรงรฃo, Leideane Diniz de relaรงรตes pรบblicas e Thaรญs Rodrigues de mรญdia. A comunicaรงรฃo ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:

    ย โ€œHoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Alรฉm dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes especรญficas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redaรงรฃo e direรงรฃo de arte, tรชm um grupo em conjunto.โ€

    O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como semana de publicidade da UFPE, รฉ um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Parte da equipe organizadora.

    ย As atividades oferecidas contam com colaboraรงรตes para ocorrer. Colaboraรงรตes com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prรชmios e afins. Como quase todo o evento funciona em funรงรฃo dos parceiros, รฉ necessรกrio um grupo especรญfico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaรญs Rodrigues de mรญdia, diz que:

    ย โ€œA equipe de mรญdia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no inรญcio do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da ediรงรฃo anterior e comeรงar a pesquisar novos possรญveis parceiros. Todo contato com eles รฉ realizado por nรณsโ€

    Alรฉm do cronograma acadรชmico da prรณpria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o โ€œTubo Experimenteโ€ e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araรบjo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produรงรฃo:

    ย โ€œA gente bota mesmo a mรฃo na massa nos eventos. Alรฉm da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que sรฃo momentos prรฉvios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nรณs pensamos em toda a logรญstica: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessรกrio para o dia.โ€

    O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como semana de publicidade da UFPE, รฉ um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Peรงa de divulgaรงรฃo da Briga de Galo.

    O Tubo de Insight organiza tambรฉm a maratona criativa chamada โ€œBriga de Galoโ€. Ela รฉ uma competiรงรฃo que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscriรงรฃo.

    As equipes da Briga, entรฃo, formam mini agรชncias de publicidade fictรญcias. Cada uma dessas agรชncias trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas sรฃo avaliadas por profissionais da รกrea, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prรชmio.

    A ediรงรฃo deste ano abordou vรกrios temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades sรฃo divididas entre palestras, que tem um carรกter mais teรณrico, e oficinas, que contam com menos participantes e sรฃo mais prรกticas. Elas ocorreram tanto na prรณpria UFPE, quanto em espaรงos cedidos por parceiros.

    A primeira atividade do Tubo de Insight รฉ a maratona chamada โ€œBriga de Galoโ€. Ela รฉ uma competiรงรฃo que ocorre durante a semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscriรงรฃo. Essas equipes passam a se comportar como mini-agรชncias fictรญcias de publicidade, que precisam desenvolver e executar um briefing para um cliente real e, ao final, sรฃo avaliados por professores, profissionais da รกrea e pelo prรณprio cliente. O grupo que melhor desenvolver os pedidos, recebe uma premiaรงรฃo. A ediรงรฃo deste ano abordou vรกrios temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades sรฃo divididas entre palestras, que tem um carรกter mais teรณrico, e oficinas, que conta com menos participantes e รฉ mais prรกtica. Elas ocorreram tanto na prรณpria UFPE, quanto em espaรงos cedidos por parceiros.
    Oficina de atendimento com Wanessa Melo.

    O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicaรงรฃo, premiada pela Great Places to Work como a melhor agรชncia para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife nรฃo existem muitos cursos de extensรฃo na รกrea de atendimento e que a literatura acadรชmica nรฃo รฉ muito ampla.

    โ€œร‰ muito difรญcil para os estudantes encontrarem algo nessa รกrea fora do que se vรช na faculdade. A organizaรงรฃo do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercรขmbio entre a academia e o mercado.โ€

    O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como semana de publicidade da UFPE, รฉ um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Kappa Kappa Tubo – Thriller Night.

    O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prรชmio um voucher de desconto para o Malakoff Cafรฉ, a cafeteria que serviu como cliente real para a competiรงรฃo da Briga de Galo.

    Com o fim dessa ediรงรฃo, os alunos do terceiro perรญodo esperam ansiosamente o prรณximo ano para que possam comeรงar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaรงo para os recรฉm-chegados aprenderem tambรฉm.

    Confira alguns dos momentos do Tubo de Insight:

    Palestra de Planejamento estratรฉgico na Jump Brasil.
    Palestra de Planejamento estratรฉgico na Jump Brasil.
    Marcela Virรฃes, da esquipe de Social Media, no segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: โ€œProfissรฃo: estagiรกrio โ€“ como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinadaโ€
    Segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: โ€œProfissรฃo: estagiรกrio โ€“ como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinadaโ€
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.
    - Publicidade -

    รšltimos stories

    Rebranding nรฃo agradou ao pรบblico que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versรฃo do famoso Goiabinha jรก pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleรงรฃo chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime โ€” Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp โ€” em embalagens colecionรกveis.

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produรงรตes da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,437FรฃsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade