Mais
    InícioPublicidadeEventosTubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    Tubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Tubo de Insight, também conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ª edição este ano. Ele é um dos maiores eventos focados em Comunicação Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento é inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaborações para ocorrer.

    Os alunos do 5º e do 3º período se dividem em equipes específicas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua área de interesse. No começo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto período fizeram o processo de seleção com os quase calouros do 2º para definir quem iria compor cada grupo. 

    Continua depois do anúncio

    No total, as equipes são nove: mídia, produção, relações públicas, produção gráfica, planejamento, social media, RTVC, direção de arte e redação. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.

    A menor equipe, a de relações públicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redação, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reúnem para definir as próximas demandas, porém com a iminência do evento essa frequência aumenta.

    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de Mídia.

    Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar  as alunas do terceiro período: Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de mídia. A comunicação ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

     “Hoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Além dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes específicas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redação e direção de arte, têm um grupo em conjunto.”

     O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Parte da equipe organizadora.

     As atividades oferecidas contam com colaborações para ocorrer. Colaborações com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prêmios e afins. Como quase todo o evento funciona em função dos parceiros, é necessário um grupo específico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaís Rodrigues de mídia, diz que:

    Continua depois do anúncio

     “A equipe de mídia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no início do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da edição anterior e começar a pesquisar novos possíveis parceiros. Todo contato com eles é realizado por nós”

    Além do cronograma acadêmico da própria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o “Tubo Experimente” e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araújo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produção:

     “A gente bota mesmo a mão na massa nos eventos. Além da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que são momentos prévios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nós pensamos em toda a logística: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessário para o dia.”

    Continua depois do anúncio
    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Peça de divulgação da Briga de Galo.

    O Tubo de Insight organiza também a maratona criativa chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição.

    As equipes da Briga, então, formam mini agências de publicidade fictícias. Cada uma dessas agências trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas são avaliadas por profissionais da área, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prêmio.

    A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que contam com menos participantes e são mais práticas. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.

    A primeira atividade do Tubo de Insight é a maratona chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição. Essas equipes passam a se comportar como mini-agências fictícias de publicidade, que precisam desenvolver e executar um briefing para um cliente real e, ao final, são avaliados por professores, profissionais da área e pelo próprio cliente. O grupo que melhor desenvolver os pedidos, recebe uma premiação. A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que conta com menos participantes e é mais prática. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.
    Oficina de atendimento com Wanessa Melo.

    O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicação, premiada pela Great Places to Work como a melhor agência para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife não existem muitos cursos de extensão na área de atendimento e que a literatura acadêmica não é muito ampla.

    Continua depois do anúncio

    “É muito difícil para os estudantes encontrarem algo nessa área fora do que se vê na faculdade. A organização do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercâmbio entre a academia e o mercado.”

    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Kappa Kappa Tubo – Thriller Night.

    O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prêmio um voucher de desconto para o Malakoff Café, a cafeteria que serviu como cliente real para a competição da Briga de Galo.

    Com o fim dessa edição, os alunos do terceiro período esperam ansiosamente o próximo ano para que possam começar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaço para os recém-chegados aprenderem também.

    Confira alguns dos momentos do Tubo de Insight:

    Palestra de Planejamento estratégico na Jump Brasil.
    Palestra de Planejamento estratégico na Jump Brasil.
    Marcela Virães, da esquipe de Social Media, no segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: “Profissão: estagiário – como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinada”
    Segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: “Profissão: estagiário – como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinada”
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.
    - Publicidade -

    Últimos stories

    NotCo lança NotBurger Smash,...

    Produto é lançado em parceria com hamburgueria Bullguer e chega no formato mais fino

    Marvel apresenta série de...

    A campanha Marvel Gamers tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o público gamer e promover produtos licenciados do segmento com a ajuda de streamers

    JanSport lança coleção edição...

    Coleção edição limitada se inspira na quarta temporada da série da Netflix com 4 modelos diferentes

    Nespresso lança café inspirado...

    Novo café faz parte do lançamento global da linha permanente que traz o Chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, como embaixador
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    63,995FãsCurtir
    118,338SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade