O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ยช ediรงรฃo este ano. Ele รฉ um dos maiores eventos focados em Comunicaรงรฃo Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento รฉ inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaboraรงรตes para ocorrer.
Os alunos do 5ยบ e do 3ยบ perรญodo se dividem em equipes especรญficas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua รกrea de interesse. No comeรงo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto perรญodo fizeram o processo de seleรงรฃo com os quase calouros do 2ยบ para definir quem iria compor cada grupo.ย
No total, as equipes sรฃo nove: mรญdia, produรงรฃo, relaรงรตes pรบblicas, produรงรฃo grรกfica, planejamento, social media, RTVC, direรงรฃo de arte e redaรงรฃo. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.
A menor equipe, a de relaรงรตes pรบblicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redaรงรฃo, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reรบnem para definir as prรณximas demandas, porรฉm com a iminรชncia do evento essa frequรชncia aumenta.
Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar ย as alunas do terceiro perรญodo: Brenda Araรบjo de produรงรฃo, Leideane Diniz de relaรงรตes pรบblicas e Thaรญs Rodrigues de mรญdia. A comunicaรงรฃo ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:
ย โHoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Alรฉm dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes especรญficas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redaรงรฃo e direรงรฃo de arte, tรชm um grupo em conjunto.โ
Continua depois do anรบncio
ย As atividades oferecidas contam com colaboraรงรตes para ocorrer. Colaboraรงรตes com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prรชmios e afins. Como quase todo o evento funciona em funรงรฃo dos parceiros, รฉ necessรกrio um grupo especรญfico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaรญs Rodrigues de mรญdia, diz que:
ย โA equipe de mรญdia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no inรญcio do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da ediรงรฃo anterior e comeรงar a pesquisar novos possรญveis parceiros. Todo contato com eles รฉ realizado por nรณsโ
Continua depois do anรบncio
Alรฉm do cronograma acadรชmico da prรณpria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o โTubo Experimenteโ e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araรบjo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produรงรฃo:
ย โA gente bota mesmo a mรฃo na massa nos eventos. Alรฉm da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que sรฃo momentos prรฉvios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nรณs pensamos em toda a logรญstica: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessรกrio para o dia.โ
Continua depois do anรบncio
O Tubo de Insight organiza tambรฉm a maratona criativa chamada โBriga de Galoโ. Ela รฉ uma competiรงรฃo que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscriรงรฃo.
As equipes da Briga, entรฃo, formam mini agรชncias de publicidade fictรญcias. Cada uma dessas agรชncias trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas sรฃo avaliadas por profissionais da รกrea, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prรชmio.
A ediรงรฃo deste ano abordou vรกrios temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades sรฃo divididas entre palestras, que tem um carรกter mais teรณrico, e oficinas, que contam com menos participantes e sรฃo mais prรกticas. Elas ocorreram tanto na prรณpria UFPE, quanto em espaรงos cedidos por parceiros.
O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicaรงรฃo, premiada pela Great Places to Work como a melhor agรชncia para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife nรฃo existem muitos cursos de extensรฃo na รกrea de atendimento e que a literatura acadรชmica nรฃo รฉ muito ampla.
โร muito difรญcil para os estudantes encontrarem algo nessa รกrea fora do que se vรช na faculdade. A organizaรงรฃo do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercรขmbio entre a academia e o mercado.โ
O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prรชmio um voucher de desconto para o Malakoff Cafรฉ, a cafeteria que serviu como cliente real para a competiรงรฃo da Briga de Galo.
Com o fim dessa ediรงรฃo, os alunos do terceiro perรญodo esperam ansiosamente o prรณximo ano para que possam comeรงar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaรงo para os recรฉm-chegados aprenderem tambรฉm.