Mais
    InícioPublicidadeEventosTubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    Tubo de Insight: realizado por estudantes para estudantes

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Tubo de Insight, também conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ª edição este ano. Ele é um dos maiores eventos focados em Comunicação Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento é inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaborações para ocorrer.

    Os alunos do 5º e do 3º período se dividem em equipes específicas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua área de interesse. No começo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto período fizeram o processo de seleção com os quase calouros do 2º para definir quem iria compor cada grupo. 

    Continua depois do anúncio

    No total, as equipes são nove: mídia, produção, relações públicas, produção gráfica, planejamento, social media, RTVC, direção de arte e redação. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.

    A menor equipe, a de relações públicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redação, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reúnem para definir as próximas demandas, porém com a iminência do evento essa frequência aumenta.

    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de Mídia.

    Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar  as alunas do terceiro período: Brenda Araújo de produção, Leideane Diniz de relações públicas e Thaís Rodrigues de mídia. A comunicação ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

     “Hoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Além dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes específicas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redação e direção de arte, têm um grupo em conjunto.”

    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Parte da equipe organizadora.

     As atividades oferecidas contam com colaborações para ocorrer. Colaborações com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prêmios e afins. Como quase todo o evento funciona em função dos parceiros, é necessário um grupo específico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaís Rodrigues de mídia, diz que:

    Continua depois do anúncio

     “A equipe de mídia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no início do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da edição anterior e começar a pesquisar novos possíveis parceiros. Todo contato com eles é realizado por nós”

    Além do cronograma acadêmico da própria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o “Tubo Experimente” e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araújo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produção:

     “A gente bota mesmo a mão na massa nos eventos. Além da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que são momentos prévios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nós pensamos em toda a logística: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessário para o dia.”

    Continua depois do anúncio
    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Peça de divulgação da Briga de Galo.

    O Tubo de Insight organiza também a maratona criativa chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição.

    Veja também:  Abrin 2024: maior evento de brinquedos da América Latina completa 40 edições

    As equipes da Briga, então, formam mini agências de publicidade fictícias. Cada uma dessas agências trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas são avaliadas por profissionais da área, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prêmio.

    A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que contam com menos participantes e são mais práticas. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.

    A primeira atividade do Tubo de Insight é a maratona chamada “Briga de Galo”. Ela é uma competição que ocorre durante a semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscrição. Essas equipes passam a se comportar como mini-agências fictícias de publicidade, que precisam desenvolver e executar um briefing para um cliente real e, ao final, são avaliados por professores, profissionais da área e pelo próprio cliente. O grupo que melhor desenvolver os pedidos, recebe uma premiação. A edição deste ano abordou vários temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades são divididas entre palestras, que tem um caráter mais teórico, e oficinas, que conta com menos participantes e é mais prática. Elas ocorreram tanto na própria UFPE, quanto em espaços cedidos por parceiros.
    Oficina de atendimento com Wanessa Melo.

    O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicação, premiada pela Great Places to Work como a melhor agência para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife não existem muitos cursos de extensão na área de atendimento e que a literatura acadêmica não é muito ampla.

    Continua depois do anúncio

    “É muito difícil para os estudantes encontrarem algo nessa área fora do que se vê na faculdade. A organização do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercâmbio entre a academia e o mercado.”

    O Tubo de Insight, também conhecido como semana de publicidade da UFPE, é um dos maiores eventos focados em publicidade de Pernambuco.
    Kappa Kappa Tubo – Thriller Night.

    O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prêmio um voucher de desconto para o Malakoff Café, a cafeteria que serviu como cliente real para a competição da Briga de Galo.

    Veja também:  Após sucesso de vendas, “Chaves: A Exposição” tem novos ingressos liberados 

    Com o fim dessa edição, os alunos do terceiro período esperam ansiosamente o próximo ano para que possam começar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaço para os recém-chegados aprenderem também.

    Confira alguns dos momentos do Tubo de Insight:

    Palestra de Planejamento estratégico na Jump Brasil.
    Palestra de Planejamento estratégico na Jump Brasil.
    Marcela Virães, da esquipe de Social Media, no segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: “Profissão: estagiário – como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinada”
    Segundo Tubo Experimente de 2016, que carregou o tema: “Profissão: estagiário – como lidar com as loucuras entre a faculdade e a carteira assinada”
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Efeitos Visuais na Escola Saga.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.
    Oficina de Fotografia no Instituto Candela.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade