É aquela coisa, se você não tem concorrentes, você pode deitar e rolar. É o que está fazendo a Microsoft depois do anúncio por parte da Sony de que o Playstation 4 custará R$ 3999,00. A empresa anunciou hoje em um evento na Brasil Game Show 2013 que seu console Xbox One custará R$ 100,00 a mais quando sair da pré-venda.
É errado? Não. É justo? Talvez. Mas eu nunca faria isso. Estamos falando de um video game, não de um mercado de ações.
Acho que tudo bem, pode ser até que essa estratégia já estivesse nos planos da Microsoft, até mesmo porque a empresa tem um histórico meio estranho de estabelecimento de preços a seus produtos. Mas eu acho que agora seria o momento da Microsoft se firmar no preço, e não parecer uma oportunista perante o consumidor, que aproveitou de uma oportunidade pra aumentar suas margens de lucro por aqui. OK, mundo dos negócios e blá blá blá, mas eu estou falando aqui de Branding. Construção e desconstrução de uma imagem na cabeça do consumidor.
Eu estou bem confiante de que o preço do Playstation 4 terá uma queda brusca por aqui até o seu lançamento. Até mesmo porque, depois do impacto negativo, a Sony vai ter que ralar muito pra conseguir resgatar o prestígio que sempre teve com o Playstation.
Enfim, esse era o momento da Microsoft ser a boazinha da história, não a oportunista. Mas ser bonzinho não paga as contas de ninguém. Enquanto isso, os prejudicados da história somos nós.