Depois de muito relutar em abrir sua rede social queridinha, o Facebook finalmente começou a investir para transformar o Instagram em um lugar mais amigável às empresas.
Isso porque a companhia acaba de anunciar três grandes mudanças que devem dar um novo fôlego para os negócios na rede de fotografias: os perfis de negócios, estatísticas e a possibilidade de promover posts diretamente do app.
Perfis do Instagram para Empresas
Diferentemente do que acontece há tempos no Facebook, o Instagram não possuía qualquer diferenciação para seus usuários domésticos, dos corporativos. Mas isso pode estar com os dias contados. Com o novo e gratuito recurso de Perfis de Negócios, o Instagram passará a tratar os usuários de formas diferentes.
Ainda não está claro como será o processo que transformará um perfil comum em um Perfil de Negócios, mas tudo indica que será de forma simples, como acontece hoje no Facebook para converter um perfil em página.
A ação, mais do que um aceno para as empresas, provavelmente faz parte da ideia do Facebook de transformar o Feed do Instagram em algo semelhante ao que acontece hoje com o Facebook. Não cronológico, mas com publicações selecionadas por algorítimos.
O Perfil de Negócios deve proporcionar recursos extras em relação ao perfil pessoal, como botão de contato, campo para disponibilizar telefone, link para obter direções em um app de mapas, e claro. Aos dois itens que vamos falar adiante: estatísticas e promoção por meio do app.
Estatísticas
As estatísticas devem fornecer informações sobre quem são os seguidores e quais posts se desempenham melhor que outros, tudo dentro do próprio app. De acordo com o Instagram, estas informações permitirão aprender um pouco mais sobre o público e melhorar o conteúdo de forma contínua.
Ainda não há informações se será possível acessar estes dados da versão web para facilitar a criação de relatórios gerenciais.
Promover direto do app
Já é possível que qualquer companhia, seja ela grande ou pequena, faça seu investimento em anúncios no Instagram. O problema até agora é que tudo deveria ser feito dentro do Facebook Business Manager, o que era burocrático demais e não permitia o impulsionamento de posts já publicados.
No entanto, agora, se você viu que uma publicação foi muito bem, pode simplesmente impulsioná-la diretamente do próprio app. Você pode selecionar diversas variáveis do público (que ainda não ficou claro se serão as mesmas oferecidas hoje pelo Facebook Business), ou então permitir que a plataforma escolha o melhor público automaticamente para você.
Tá, mas quando?
Os novos recursos Perfis de Negócios, estatísticas e a capacidade de promover posts diretamente do app serão lançandos nos EUA, Austrália e Nova Zelândia nos próximos meses, e estarão disponíveis em todas as regiões globalmente até o final do ano.