Na CES de um ano atrás, o conceito iX Flow da BMW foi anunciado como “o primeiro carro que muda de cor do mundo”. Na época, a versão especial do crossover elétrico iX podia alternar seus vários painéis entre branco, preto e cinza. Agora, para 2023, a BMW exibiu o i Vision Dee, o novo modelo relembra uma espécie de junção de um BMW antigo e um Tesla.
Ele apresenta um conceito de sedã esportivo elétrico que prevê toda uma série de tecnologias, como assistentes virtuais alimentados por IA e visores de para-brisa completos. Mas também incluiu uma versão colorida da tecnologia E Ink vista pela primeira vez no primeiro carro que muda de cor, e que agora passou de monocromático para um verdadeiro arco-íris em apenas um ano. Veja:
Isso significa que o i Vision Dee pode mudar de cor sob comando. Em vez de apenas preto, branco e cinza, 32 cores estão agora disponíveis. Além disso, o i Vision Dee é composto por 240 segmentos de papel eletrônico E Ink, todos os quais podem ser controlados individualmente. Isso significa que o i Vision Dee pode mudar para uma cor sólida ou fazer um show de luzes. Como podemos ver na publicação abaixo:
O i Vision Dee fez sua estreia durante a apresentação da BMW na CES nesta quarta-feira, junto do curta-metragem que demonstra como funcionam os recursos avançados do novo modelo. Confira o vídeo:
O conceito da BMW faz uso da tecnologia desenvolvida pela E Ink Corporation. Um revestimento de filme no carro contém minúsculas microcápsulas cujos pigmentos mudam quando a eletricidade é aplicada. Embora a E Ink tenha visto várias aplicações ao longo dos anos, a BMW diz que é exclusiva do setor automotivo, desenvolvida e programada por engenheiros internos.
Esse conceito usa o filme Prism 3, a mais recente tecnologia da E Ink, que é totalmente programável e deve ter baixo consumo de energia para sustentabilidade. O Prism 3 também pode ser fabricado em qualquer formato, tornando as aplicações de design industrial infinitas. Os painéis de papel usados no i Vision Dee também foram usados nas rodas e na grade do conceito, com o último criando “expressões faciais” à medida que seu assistente de IA reage a várias entradas, fazendo o sonho dos usuários de dirigir o Relâmpago McQueen mais perto da realidade. Podemos ver na publicação da marca feita no Instagram:
Agora a equipe da BMW está trabalhando para tornar os painéis de papel eletrônico mais resistentes e capazes de resistir a insetos voadores e lava rápidos, por exemplo. O objetivo final da equipe é fazer um spray que possa ser aplicado nos painéis da carroceria com mais facilidade, mas isso está longe.