A premiação do Effie Awards, que acontecerá no dia 8 de novembro deste ano, é a única premiação internacional dedicada às ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação. O evento premia tanto as agências como seus clientes. Criado pela Effie Worldwide em 1968 em Nova York, o Effie Awards está presente em mais de 55 países, incluindo Global Effies, e regionalmente pelo Oriente Médio/ Áfria, Ásia, Europa, América Latina e América do Norte.
O Effie Awards está no Brasil desde 2007, a edição deste ano a premiação conta com o total de 163 finalistas entre as 35 categorias apresentadas.
Entres os finalistas está grandes nomes do mercado como: a Africa que é a agência que concorre mais vezes, com 17 menções; em segundo lugar há um empate entre AlmapBBDO e Galeria, que constam com 12 menções cada; logo atrás vêm Suno com 11, VMLY&R com 10, Wunderman Thompson com 9, e Gut com 7 menções.
Dentre os anunciantes, a Ambev chega em liderança com mais cases finalistas, chegando ao total de 25 menções, seguida por Santander com 11 menções, Itaú Unibanco e McDonald’s com 7 menções, Burger King e Heineken com 6 menções, e por último O Boticário, Pepsico e Vivo e 5 menções.
As agências, anunciantes e marcas mais efetivas com base nos prêmios Effie em todo o globo figuram no Effie effectiveness index, atualizado todo ano.
Confira mais sobre a premiação no site do Effie Awards.