Em um comunicado a rede de tvs americana Nexstar, que pertence ao Nexstar Media Group, confirmou que adquiriu 75% da rede CW se tornando assim a sócia majoritária da empresa, já que as antigas donas do canal, Warner Bros Discovery e Paramount Global, possuem 12,5% cada da CW e irão continuar produzindo conteúdo para o canal.
A CW foi fundada em 2006 em conjunto pela Warner e CBS (daí o nome CW) onde cada uma era proprietária de 50% da rede. Muitas séries de sucesso foram criadas pela CW desde então como Vampire Diaries, Gossip Girl, Riverdale, All American e todas as produções pertencentes ao “Arrowverse”, que ainda sobrevive graças a série do Flash, que será encerrada em sua próxima temporada.
Apesar de séries que contam com uma base considerável de público e que geram engajamentos nas redes sociais, a CW vinha amargando prejuízo há algum tempo, tendo sua maior receita proveniente dos licenciamentos de suas séries especialmente para a Netflix. Porém quando Warner e Paramount decidiram apostar em seus próprios serviços de streaming (HBO Max e Paramount+), alguns acordos de licenciamento foram encerrados o que diminuiu ainda mais o dinheiro que entrava nos caixas.
O plano estratégico que está sendo desenvolvido para a CW é de que a rede possa se tornar sustentável ao invés de fazer com que ela seja apenas uma fornecedora de conteúdo para streamings.
Warner Bros Discovery e Paramount Global não receberam nada pela venda dos 75% da CW, já que a Nexstar concordou em assumir as dívidas do canal que estão em torno dos $100 milhões de dólares. Mike Pedowitz, presidente e atual CEO da CW, irá permanecer no cargo. A transação deve ser completada até o final do atual trimestre.