Mais
    InícioPublicidadeConfira as Celebridades e Influencers no Top of Mind dos brasileiros

    Confira as Celebridades e Influencers no Top of Mind dos brasileiros

    Entre os mais de 120 nomes de famosos citados no estudo, Marcos Mion, Ivete Sangalo e Anitta formam os top 3

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Top of Mind das marcas sempre faz muito sucesso, afinal todo mundo é curioso para saber quais são as marcas mais conhecidas pelos consumidores. Mas e quando o assunto chega nas celebridades e influenciadores? Quem será que o publico mais conhece?

    A Hibou decidiu realizar uma pesquisa chamada “Celebridades (e alguns influencers)” onde pôde conferir menções espontâneas e abertas do público para saber quais são os nomes mais conhecidos pelos brasileiros.

    Continua depois do anúncio

    Entre os dez mais mencionados estão 127 nomes de famosos, citados em 27 categorias direcionadas a diferentes comportamentos, características, canais de comunicação e outras. Mais de 1200 brasileiros participaram do estudo e, de acordo com 76% deles, existe, sim, uma diferença entre celebridades e influencers.

    “Com o ‘boom’ do universo digital, o amplo acesso à internet e o uso massivo das redes sociais, surgiram os novos famosos, as novas personalidades da mídia. É possível perceber nas respostas, livres de alternativas, que os brasileiros mesclam o conceito de influenciadores, em ascensão nas redes sociais, com o que era considerado artista ou celebridade anos atrás”, observa Ligia Mello, coordenadora do estudo e sócia da Hibou.

    Para 56%, os influenciadores são famosos apenas na internet. Mais da metade (51%) acredita que eles se comunicam apenas com uma audiência específica. Para 24%, a análise é a de que influenciador tem poder de influência, enquanto a celebridade é apenas famosa.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    10 mais lembrados

    Os três nomes mais mencionados – entre os 10 mais – estão Marcos Mion, Ivete Sangalo e Anitta. O apresentador apareceu em 16 das 27 categorias; a cantora baiana, em 13; e a aclamada ‘Girl from Rio’, em 10. Ainda no Top 10, figuraram Ana Maria Braga, Tatá Werneck, Virgínia, Gusttavo Lima, Silvio Santos, Luciano Huck e Neymar.

    Publicidades e anúncios

    Percebidos como celebridades que mais combinam com ações publicitárias, independente de produto ou segmento, reaparece o trio Mion, Ivete e Anitta. Isso significa que a mídia atual também promove o reconhecimento. Além deles, a campeã do BBB 21 Juliette, o jogador Neymar e o ex-BBB 22 Paulo André, foram destacados. Tais nomes ainda estão relacionados à aparição em mídias tradicionais, como os canais abertos da televisão.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Bauducco e OXXO apresentam lojas temáticas para o Natal

    A relação com a música

    A identificação por meio da música, leva os brasileiros novamente a dois nomes femininos entre os 164 citados: Ivete Sangalo e Anitta. Além das duas representantes de diferentes gerações, estiveram em destaque: Iza, Gusttavo Lima e a dupla sertaneja Maiara & Maraisa. As cantoras Pitty, Sandy, Marilia Mendonça e Roberto Carlos, também foram lembrados.

    Personalidades do esporte

    A mídia trouxe novos nomes da cena esportiva. O Top 3 das celebridades do esporte é formado por Neymar, a jogadora de futebol feminino Marta e o ex-surfista e ex-BBB 22 Pedro Scooby. A outra mulher entre os dez destaques é a ginasta Rebeca Andrade.

    TV Aberta

    Ainda com maior consumo pela população brasileira, os canais de TV aberta destacam nomes tradicionais como Luciano Huck, Ana Maria Braga, Marcos Mion, Fátima Bernardes e a contemporânea Tatá Werneck. As duas atrizes mais citadas foram Glória Pires e Giovanna Antonelli.

    Continua depois do anúncio

    O icônico Sílvio Santos permanece firme no topo da lista, mas é seguido por sua filha Patrícia Abravanel e pela revelação Maisa Silva, além de Eliana, Celso Portiolli, Ratinho e Christina Rocha.

    Os apresentadores Reinaldo Gottino, Rodrigo Faro, Ana Hickmann e Adriane Galisteu podem ser considerados o ‘time que está ganhando’ na TV Record. Eles foram destaques do canal dirigido por Edir Macedo, também mencionado.

    Novos canais

    As redes sociais TikTok, YouTube e Instagram são três exemplos da revolução das novas mídias em relação ao consumo. Diariamente são revelados novos ídolos e influenciadores, apreciados pela Geração Z e pela recém denominada Geração Alpha. Essa última corresponde aos nascidos a partir de 2010 e os que irão nascer até 2025, inteiramente impactados pela era digital.

    “Um ponto interessante a observar sobre esses canais emergentes é que, dentre os 30 nomes citados no total, apenas dois se repetem. É curioso, pois se tratam de representantes de faixas etárias bem diferentes. A influenciadora Virginia Fonseca, de 23 anos – uma revelação da geração digital – e o ator Ary Fontoura, de 89 anos – intérprete de personagens em mais de 50 novelas – são os que aparecem em dobradinha no Instagram, e na ‘rede vizinha’, o TikTok”, ressalta Ligia.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Beats celebra aniversário de Anitta com desconto de 31% no Zé Delivery

    Já o YouTube contou com o maior volume de nomes citados entre as novas mídias, e entre eles estão: Felipe Neto, Whindersson Nunes e Diva Depressão.

    No TikTok é onde surgem mais novidades. Os destaques vão para Virgínia, no topo, além de Pequena Lo, Gkay, Tirulipa, Ary Fontoura e outros influenciadores. A cantora Anitta também ganha palco e audiência nesta rede social.

    Com menor aderência nas respostas, no Instagram estão, além de Virgínia e outros nomes, Gabi Oliveira, Razões para acreditar e o jogador Neymar – outra celebridade que ganha a audiência das novas mídias.

    Celebridades que ganharam a confiança do brasileiro

    No quesito confiança, foram mencionados os famosos dos quais o público já conhece a história, e aqui Marcos Mion se junta a Silvio Santos, Ana Maria Braga, Ivete Sangalo, William Bonner e Tony Ramos.

    Continua depois do anúncio

    Mion ainda integra o grupo das celebridades relacionadas à sabedoria, composto por Mário Sérgio Cortella, Silvio Santos, Leandro Karnal, Drauzio Varella e Pedro Bial.

    O apresentador global também figura entre os que inspiram à solidariedade junto ao DJ Alok, Luciano Huck, os Padres Fábio de Melo e Júlio Lancellotti, e outros, como o perfil do Instagram Razões para Acreditar.

    Vendas, negócios e inovação: o fenômeno Anitta

    Embora sejam impactados por anúncios, ‘publis’ e reviews de produtos e serviços, o brasileiro ainda acredita que vender vai além da divulgação. A cantora Anitta tem feito bem a lição de casa, pois foi considerada uma celebridade vendedora, boa de negócio e inovadora. A cantora carioca é uma prova de que é possível ser relevante em áreas diferentes da sua principal atuação e que a inovação vai além da tecnologia.

    Além de Anitta, foram referenciadas como boas vendedoras: Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Rafa Brites e Virgínia Fonseca. Silvio Santos, Roberto Justus e Nathalia Arcuri, se destacam por realizarem bons negócios. E, ao inovar por mudar a forma de fazer algo, surgem os nomes Elon Musk, Marcos Mion, Juliette, Iza e Luciano Huck.

    Continua depois do anúncio

    Beleza, bom humor e simpatia

    As celebridades consideradas como as mais bonitas trazem nomes oriundos, principalmente, de atuações na TV. O Top 3 é composto por Paolla Oliveira, Grazi Massafera e Ana Hickmann. Além delas, os brasileiros exaltam a beleza de Juliana Paes, Cauã Reymond, Gisele Bundchen, Caio Castro, Andressa Suita, Paulo André e Iza.

    Veja também:  Ludmilla deixa medo de lado e agora anda de Uber Moto

    As revelações da internet e da mídia convencional se encontram quando o assunto é o humor. No topo da lista está Tatá Werneck, a celebridade mais capaz de fazer as pessoas rirem. Ela se junta ao time de comediantes, atores, apresentadores formado por Fábio Porchat, Whindersson Nunes, GKay, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Marcos Mion, Tirulipa, Ingrid Guimarães e Paulo Vieira, que tiram gargalhadas dos brasileiros.

    A simpatia está no DNA dos já citados Ivete Sangalo e Marcos Mion, mas aqui, novos nomes são lembrados: Maju Coutinho, Leonardo, Taís Araújo e Sabrina Sato.

    Carisma, acesso e autenticidade de milhões

    O que Marcos Mion, Tatá Werneck e Ivete Sangalo têm em comum? Os três formam o trio citado como mais famosos, carismáticos, acessíveis e autênticos.

    Continua depois do anúncio

    A campeã do BBB 21, Juliette, também desponta como personalidade carismática e que reflete um abraço, junto a Carlinhos Maia, Michel Teló e Tiago Leifert.

    Chegar perto do seu ídolo é o sonho dos fãs e admiradores dos famosos. A proximidade fácil é percebida pelos brasileiros no cantor Michel Teló, Leonardo, Pedro Scooby, Juliette, Luan Santana e Paulo André.

    Quem fala tudo “na lata” e se posiciona, além do trio Mion, Werneck e Sangalo, estão Anitta, João Vicente, Ana Maria Braga, Sabrina Sato, Jojo Toddynho, Virginia e Felipe Neto.

    Essa celebridade é “a minha cara”

    As pessoas se identificam com famosos como os já citados Ivete Sangalo e Marcos Mion. Além deles, alguns nomes se repetem, são eles Eliana, Tatá Werneck, Pedro Scooby e a jogadora de futebol Marta. Entre os novos nomes, estão Jonathan Nemer, Marcelo Tas, Adriana Sant’Anna e Afonso Padilha. Eles fazem com que as pessoas se identifiquem com sua rotina e seus hábitos.

    Continua depois do anúncio

    Metodologia

    A pesquisa “Celebridades (e alguns influencers)” foi feita por painel digital, com 1214 entrevistados e 2,8% de margem de erro. Os respondentes puderam escrever livremente os influencers e celebridades, em citações espontâneas, nos dias 21 e 22 de junho de 2022.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade