Mais
    InícioPublicidadeCinemaCinco filmes para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro

    Cinco filmes para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro

    Listamos cinco filmes marcantes e importantes para você celebrar o Dia do Cinema Brasileiro

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, data que faz referência ao dia em que foram feitas as primeiras imagens em movimento a partir da tecnologia de um cinematógrafo no Brasil no ano de 1898. As imagens foram feitas pelo italiano Afonso Segreto que estava a bordo do navio Brésil que havia partido de Boudeaux na França.

    Os primeiros registros cinematográficos realizados foram imagens da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

    O cinema brasileiro possui grandes filmes que retratam a realidade do país e também pelos títulos voltados para o entretenimento, assim como vários longas que são adaptações de grandes obras literárias brasileiras. Os filmes produzidos no Brasil tem também um grande reconhecimento internacional e vitórias em grandes premiações e festivais internacionais.

    Continua depois do anúncio

    Para celebrar esse dia tão especial para a cultura brasileira, listamos cinco filmes para você não deixar de conferir.

    O Pagador de Promessas

    O longa lançado em 1962 conta a história de Zé do Burro, que após o seu burro ser atingido por um raio fez uma promessa para Santa Bárbara para que ela salve seu animal. Depois que seu burro melhora, Zé começa sua jornada de 42 quilômetros até Salvador, carregando uma enorme cruz de madeira.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Imagem: Divulgação

    Mas sua jornada não será tranquila, já que sua mulher começa a se interessar por um cafetão, sem falar nas resistência do padre em lhe ajudar, pois descobriu que a promessa havia sido feita em um terreiro de candomblé.

    O filme concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1963.

    Macunaíma

    Lançado em 1969 o filme é um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, que tem no elenco nomes como Grande Otelo, Dina Sfat, Jardel Filho, Milton Gonçalves, Paulo José, entre outros.

    O filme conta a história de um menino negro, nascido na região Amazônica e que cresce em meio as malandragens do seu cotidiano. Porém um dia ele chega à São Paulo, já adulto e branco e se mostra um preguiçoso e sem caráter.

    Imagem: Divulgação.

    Macunaíma é baseado na obra de mesmo nome escrita por Mário de Andrade.

    Cidade de Deus

    Um dos grandes sucessos nacionais que chegou aos cinemas em 2002, Cidade de Deus nos apresenta à Buscapé, um jovem que cresce na Cidade de Deus, comunidade e um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro.

    Continua depois do anúncio

    Com medo de se perder e entrar no caminho do crime, demonstra seu talento na fotografia e isso lhe permite seguir uma carreira, onde o jovem analisa os problemas do cotidiano da comunidade através de suas lentes.

    Imagem: Divulgação.

    Cidade de deus foi indicado ao Oscar em quatro categorias: melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

    Central do Brasil

    O filme protagonizado por Fernanda Montenegro e pelo jovem Vinicius Oliveira, conta a história de Dora, que trabalha na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro escrevendo cartas para pessoas analfabetas.

    Continua depois do anúncio
    Imagem: Divulgação.

    Uma de suas clientes tenta fazer uma reaproximação do filho com o pai, porém a mulher morre e Dora então decide ajudar o menino a encontrar seu pai no interior do nordeste.

    Fernanda Montenegro recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme.

    O Auto da Compadecida

    Não sei, só sei que foi assim.. quem nunca ouviu essa icônica frase? Ela pertence ao grande sucesso O Auto da Compadecida, que acompanha a história dos amigos Chicó e João Grilo, que lutam pelo pão de cada dia enganando e dando golpes em todo mundo de um vilarejo no interior da Paraíba.

    o filme foi um marco cultural tanto nas telonas, quanto nas telinhas quando foi exibido em forma de série na tv aberta.

    Imagem: Divulgação.

    A comédia que foi lançada em 2000 é uma adaptação da obra de Ariano Suassuna.

    Estes foram apenas cinco filmes entre uma gama de ótimos títulos produzidos pelos cineastas brasileiros que abrangem todos os gêneros e idades. Entre outras indicações podemos citar também o recente Marighella, Aquarius, Carandiru, Que horas ela volta?, Tropa de Elite, Bacurau, a trilogia Minha Mãe É Uma Peça, entre tantos e tantos outros sucessos.

    Todos os filmes citados estão disponíveis no Globoplay. Aproveite o dia para prestigiar o cinema brasileiro.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Dragon Ball chega ao...

    A primeira parte da saga clássica do anime Dragon Ball chegou ao Globoplay trazendo junto uma grande nostalgia

    Top Gun Maverick se...

    Top Gun Maverick protagonizado por Tom Cruise já é um dos grandes sucessos do cinema em 2022

    Dia do Orgulho LGBTQIA+:...

    Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ confira algumas dicas de conteúdo com personagens e histórias que fazem parte da comunidade

    Toddy leva Geek Publicitário...

    Com a proposta de misturar pessoas de diferentes locais com o São João, Toddy levou influenciadores para conferir a festa no Parque do Povo
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    63,877FãsCurtir
    118,568SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade