No dia 1º de Abril, Dia da Mentira, é muito comum as empresas criarem alguma pegadinha para os seus seguidores nas redes sociais. E quem entrou na brincadeira este ano foi o Duolingo, que anunciou que lançaria (de mentirinha) uma tornozeleira eletrônica para manter os seus alunos na linha.
Nomeado de Duozeleira eletrônica, o acessório ajudaria a plataforma a monitorar seus alunos, principalmente aqueles que ignoram as notificações do app, e a dar um choque de realidade para mantê-los na linha com as lições, fazendo as aulas da plataforma diariamente.
“A diversão é um dos principais pilares da plataforma e um dos ingredientes secretos da eficácia do Duolingo. Após o sucesso de Duo Roll – um papel higiênico que ensina frases em vários idiomas – no ano passado, não poderíamos ficar de fora da brincadeira do Dia da Mentira, nos inspirando em um meme criado pelos nossos alunos e que é um sucesso nas redes sociais”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
Para deixar a trollagem ainda mais real, o Duolingo ainda lançou um site fake da Duozeleira eletrônica, que, claro, não vende o acessório. Na verdade, a página apenas explica sobre a novidade e direciona para o WhatsApp do app.
A inspiração para a campanha, que foi desenvolvida pela agência Jotacom, surgiu a partir de um famoso meme criado pelos alunos da plataforma, em que a brincadeira é que o Duo, corujinha mascote do Duolingo, vai sequestrar um membro da sua família se você não fizer a lição do dia. Alguns usuários fizeram postagens no TikTok lendo estas respostas, o que se tornou viral e resultou em mais de 50 vídeos publicados na rede com 15 milhões de visualizações.